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Responsabilidade social

É inerente à EBM e as suas políticas e princípios que a prática de responsabilidade social se faça presente com projetos que contribuam para esta causa. Para a empresa, é de fundamental importância ter este cuidado com as comunidades e, principalmente, com o meio ambiente, porque é uma forma de auxiliar no processo de desenvolvimento da sociedade.

A missão da equipe de responsabilidade social da EBM é desenvolver e implantar políticas de atuação importante nesta área, através de ações que contribuam direta ou indiretamente para a melhoria dos moldes educacionais dos seus colaboradores e também da sociedade em geral.

Vale dizer que, atualmente, a EBM pratica e investe em 7 projetos diversos, divididos em áreas ambientais e sociais. Clique nos links abaixo e conheça-os: 
Código de conduta

O Código de Conduta da EBM tem como objetivo refletir os pilares do comportamento moral e dos princípios éticos que sustentam suas atividades. O documento registra as políticas, normas e procedimentos internos, além de abordar assuntos que direcionam e normatizam os relacionamentos que fazem parte do dia-a-dia da empresa.

Através do Código de Conduta, esses públicos podem entender melhor os compromissos assumidos pela EBM, conhecer sua postura diante do mercado, além de saber o que esperar exatamente da empresa e de seus colaboradores.

Consumo responsável de madeira

Colaborar com a conservação das florestas brasileiras é o principal objetivo do projeto Consumo Responsável de Madeira, realizado pela EBM Desenvolvimento Imobiliário, desde 2009. O projeto compromete-se a não comprar madeira ilegal e a dar prioridade ao uso de madeira certificada, produzida por meio de plantio manejado.

Desde a implementação do projeto, a empresa vem superando as metas estabelecidas pelo programa chegando a praticamente 100% em todos os anos.

A meta é promover, em toda a cadeia produtiva, maior consciência ambiental, evitando a degradação de florestas. O processo inclui desde a compra da madeira até a destinação final do produto que é doado para empresas que possuem licença ambiental.

Comunidade

Programa Obra Amiga do Vizinho

A EBM Desenvolvimento Imobiliário lançou, em 2009, o projeto Obra Amiga do Vizinho, com o objetivo de minimizar impactos nas rotinas dos moradores próximos aos empreendimentos em fase de construção. Por meio do projeto foram criados canais de comunicação com a empresa para que sejam registradas reclamações, reivindicações e sugestões de melhoria na região.

As ações do projeto começam três meses antes do início da obra, com o mapeamento da vizinhança - moradores de até três quadras que circundam a obra. Eles recebem a visita de um colaborador da EBM e são informados sobre a construção do empreendimento, além de receberem um folder explicativo com os contatos para retirar dúvidas sobre a obra.

Os canais de comunicação do Projeto são: telefone (62) 4001.3555 | e-mail: atendimento@ebm.com.br | site: www.ebm.com.br

Em qualquer contato realizado pelo vizinho, a EBM compromete-se a dar resposta em um prazo máximo de sete dias. O projeto é responsável por estreitar o relacionamento da empresa e os vizinhos das obras por um período que dura, em média, dois anos e meio. Proporciona abertura para que os moradores ou pessoas que trabalham próximo ao empreendimento em construção entendam eventuais transtornos involuntários causados pela obra, como ruído e poeira. 

 

Transporte de Resíduos e Emissões

Os caminhões basculantes que saem dos canteiros de obras da empresa carregados de terra, resíduos de demolição e outros são, obrigatoriamente, cobertos com lonas para contenção de poeira e derramamento de terra em vias públicas e bens particulares.

A rampa de acesso ao canteiro tem cobertura em brita ou em formato de corpo de prova, para minimizar a dispersão de terra fora da área do canteiro. 

Ao final do expediente, as obras que se encontram nessa fase efetuam a limpeza da rua, caso esta suje com o fluxo dos caminhões.

Os caminhões de prestadores de serviço ou fornecedores estacionados na porta ou dentro do canteiro de obra mantêm, sempre que possível, os motores desligados, excetuando-se os caminhões betoneira.

 

Calçadas dos Empreendimentos

A EBM não poda, danifica nem fixa fios ou quaisquer outros materiais em árvores das calçadas das obras. Da mesma forma, não remove nem substitui qualquer espécie de árvore que esteja na calçada, sem autorização da Prefeitura.

A EBM controla os horários de entrada e saída dos trabalhadores, não permitindo a permanência dos mesmos nas ruas e calçadas da obra, evitando acidentes e desconforto aos vizinhos e transeuntes.

A empresa não mantém tijolos, areias, britas, ferragens ou qualquer outro tipo de material de construção nas calçadas das obras. Os materiais, quando armazenados na calçada durante a descarga, são transferidos para dentro do canteiro tão logo quanto possível.

 

Caçambas Estacionárias

EBM exige dos fornecedores de caçambas estacionárias um plano de trajeto, considerando sempre o melhor trajeto de acesso as obras, minimizando a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera e evitando a obstrução de vias de grande movimento.

 

Condutor de Entulhos

Para minimizar os ruídos gerados pelo descarte dos resíduos das obras pelo condutor de entulho, a EBM prefere o condutor de entulho de plástico ao condutor metálico e evita o funcionamento em horários de descanso, para obras que possuem vizinhos residenciais.

 

Serviços de Concretagem

  • Não é permitido o estacionamento de caminhões betoneira nas calçadas das obras, calçadas de vizinhos ou na contramão da via.
  • A empresa cobra o uso de coletes de trânsito para operadores de caminhão betoneira, possibilitando a sua identificação.
  • A empresa estipula um local dentro da obra para a moldagem de corpos de prova cilíndricos, referentes ao controle de concreto, assegurando assim a qualidade dos ensaios e garantindo a transitabilidade da calçada.

 

Betoneiras, Serras Circulares e Policortes

O uso de betoneiras, serras circulares e policortes obedece ao Código de Posturas do Município, sendo estes equipamentos utilizados apenas das 07h às 19h de segunda a sexta-feira e das 07h às 12h aos sábados.

 

Medição de Ruídos

A EBM realiza a avaliação de ruído anualmente, registrando os dados no PCMAT da obra, ou emitindo laudo específico.

 

Parque América

Bairro Planejado com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade urbana

A EBM Bem, marca da EBM que veio para realizar o sonho do imóvel próprio de muitas pessoas, integra um grupo de investidores que lançou, em dezembro de 2012, o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia.

É o Parque América, que comportará aproximadamente 4,5 mil apartamentos de dois, três e quatro quarto, distribuído em 17 condomínios residenciais voltados, principalmente, para a classe média. O empreendimento será construído em uma área de 290,1 mil m² e terá um parque batizado de Parque Cerrado. Um mall de serviços também está previsto no projeto para equipar o bairro com lojas de conveniência e serviços básicos.

O projeto Parque América prevê também itens de sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade urbana. As calçadas serão feitas com reaproveitamento de entulho e rebaixamento para cadeirantes, além de piso nivelado e tátil para deficientes visuais. Os jardins absorverão água, de modo a abastecer o lençol freático e evitar que o excesso de água das chuvas na área do parque até o córrego vizinho provoque erosões e enchentes.

Todo o bairro planejado está previsto para ser implantado ao longo de oito anos. A EBM realiza o projeto em parceria com a GPL, a Terral e a Tropical. A expectativa é que o valor geral de vendas chegue a R$ 800 Milhões.

 

Associação Junior Achievement Goiás

A EBM Desenvolvimento Imobiliário apoia, desde 2006, a Associação Junior Achievment Goiás, além de ser uma de suas mantenedoras financeiras. Um dos objetivos da iniciativa é estimular o voluntariado dentro da empresa, incentivando a formação de palestrantes com capacidade de levar para jovens uma educação voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo. No início de cada ano é realizado um cronograma com os projetos que serão apoiados pela EBM dentro de escolas que participam da associação. Durante todo o ano são realizadas palestras e apoios aos projetos que possuem um caráter empreendedor. Entre os projetos estão o Miniempresa e o Empresário Sombra.

Seja voluntário da Junior Achievement.

Visite www.jago.org.br ou www.juniorachievement.org.br

 

Campanha Natal Mais Feliz

A EBM Desenvolvimento Imobiliário realiza, desde 2004, a Campanha Natal Mais Feliz, com o objetivo de garantir um final de ano diferente para crianças carentes de Goiânia (GO) e Brasília (DF). O Projeto envolve a participação de todos os colaboradores da empresa. A campanha de arrecadação de produtos é feita em formato de gincana e ocorre durante 30 dias, período em que os participantes arrecadam brinquedos e alimentos que serão entregues a uma instituição de caridade de Goiânia e outra de Brasília, no mês de dezembro. Devido ao crescimento da campanha e do aumento do volume do material arrecadado, nas três últimas edições, dez instituições de caridade já foram beneficiadas.

Foram coletados em 2014 (5.565 donativos) e em 2015 (3.013 donativos).  

As instituições atendidas em 2015 com as doações foram:

1.     Escola Municipal Gomes- Jardim Tiradentes

2.     Colombina

3.     Creche Jorjeta

4.     Ascep

5.     Cemei Hugo de Moraes

6.     Conjunto Mansões Riviera

7.     CEMEI Papilon Park – Vita

8.     Creche Piracanjuba

9.     Instituição Irma Dulce

10.  Comunidade Evangélica Juvenil Vida Nova

11.  Casa da Fraternidade Irmã Sheila

12.  Centro espírita  Amor e Luz

13.  LAR MARIA DE NAZARE

14.  Igreja nação eleita

15.  Creche Maria de Nazaré

16.  Centro espírita Chico Chavier

17.  Projeto Natal Solidário

18.  Escola Dr. Bezerra de Menezes

19.  ONG OBDC

20.  Igreja da família

21.  Assembleia Jesus liberta

22.  Fraternidade Irmã Sheila

23.  Lar caminho de luz

24.  Posto de assistência Madri Germano

25.   Creche Anjo da Guarda

Consumidores e clientes

Padronização aumenta eficiência no atendimento

A EBM busca um padrão de atendimento classe A e oferece uma gama de serviços, criada para atender todas as necessidades dos proprietários de unidades residenciais e comerciais. O CRC (Centro de Relacionamento com o Consumidor) possui capacidade para atender e absorver um alto volume de demandas e de padronizar a relação entre cliente e empresa. A equipe de atendimento é exclusiva e formada por representantes dos departamentos financeiro, jurídico e de engenharia para atuar diretamente com o cliente. Tudo isso com um único intuito: entregar respostas rápidas e eficientes aos compradores de imóveis residenciais e comerciais.

O sistema de telefonia implantado na empresa monitora todas as chamadas, verifica o volume de ligações diárias recebidas, identifica as ligações perdidas, o tempo gasto no atendimento realizado por cada funcionário e a distribuição do volume e ligações durante o horário de funcionamento do departamento.

Rotinas de atendimento ao cliente

A EBM desenvolve rotinas proativas de atendimento, antecipando as demandas dos clientes e mapeando todos os pontos que a empresa define como essenciais no contato com o comprador. Dentre elas, estão:

Boas-vindas - Assim que o negócio é concretizado, a EBM encaminha ao cliente uma carta de boas vindas agradecendo a escolha pela empresa e informando sobre os canais de atendimento.

Convite à personalização – É oferecida a oportunidade de deixar o imóvel com o estilo do cliente. Se ele quiser apoio para personalizar o espaço, a empresa oferece uma estrutura específica para auxiliar o cliente no desenvolvimento do projeto.

Apresentação do imóvel – Tão logo os primeiros pavimentos da obra são finalizados e o apartamento ou o espaço comercial modelo está pronto, os compradores são convidados para um café da manhã na obra. Todos visitam o espaço e comemoram a aquisição com os novos vizinhos.

Processo de entrega de chave – Cerca de três meses antes da entrega do empreendimento, a Central de Atendimento envia para o cliente uma cartilha com explicações sobre todos os passos necessários para pegar a chave de sua unidade.

Apoio no crédito imobiliário – Caso o comprador faça financiamento bancário, a empresa oferece um serviço exclusivo que cuida de toda a parte burocrática do financiamento. O cliente não precisa ir ao banco ou se desgastar com todas as tarefas exigidas para a obtenção do crédito.

Entrega das chaves – Na entrega das chaves, o cliente recebe instruções sobre o imóvel, sugestões de como manter sua unidade em bom estado e informações sobre os prazos de garantia. É entregue também uma cartilha explicando o que ele deve fazer caso precise abrir uma solicitação de manutenção técnica. O comprador é presenteado com um kit de boas-vindas ao novo endereço.

Para ter a certeza de que todas as ações estão realmente saindo de acordo com as metas estabelecidas, a EBM desenvolve pesquisas de satisfação a serem feitas em momentos considerados críticos, como Andamento da Obra, Pré-Entrega das Chaves, Entrega e Pós-Entrega. A equipe responsável pelo relacionamento com o cliente realiza leitura detalhada de todas as pesquisas que apresentem níveis de satisfação inferiores a 90% e traça planos de correção e prevenção. O resultado da pesquisa é enviado para departamentos diversos da EBM a fim de melhorar os processos internos, desde soluções simples ao desenvolvimento de novos produtos.

Política de Comunicação

Buscando influenciar positivamente a sociedade na transmissão e formação de valores e informações sobre seus produtos e padrões éticos, todas as peças de comunicação criadas pela EBM são analisadas e estão de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os valores da empresa, que é inteiramente contra propagandas que coloquem crianças, adolescentes, homens ou mulheres em situação preconceituosa, constrangedora, desrespeitosa ou de risco; tenham qualquer sentido discriminatório de sexo, raça, cor, idade, classe ou religião; e expressem algum sentido desrespeitoso a qualquer indivíduo, em qualquer situação.

A EBM disponibiliza como meio de comunicação:

Página Institucional: Oferece informações para o cliente e também para o corretor e a sociedade em geral. www.ebm.com.br

Chat online: Localizado no site da EBM, possui comunicação com as áreas de vendas ou Central de Relacionamento com o Cliente.

E-mail: atendimento@ebm.com.br

Telefones:

Brasília: (61) 3033-3551 | Fax: (61) 3967-3504

Goiânia: (62) 4001-3500 | Fax: (62) 3942-3510

Sâo Paulo: (11) 3434-1300 | Fax: (11) 3434-1313

Fornecedores

Para participar do desenvolvimento dos fornecedores e promover o engajamento desse público em uma cultura de responsabilidade socioambiental, a EBM promove treinamentos dirigidos. O objetivo é manter uma relação próxima, duradoura e equilibrada a fim de capacitar e torná-los multiplicadores. 

Ações dirigidas capacitam parceiros comerciais

Os fornecedores da EBM fazem parte de um elo fundamental na rede de relacionamento de stakeholders da empresa. Para a EBM, tão importante quanto aproximar esses parceiros comerciais dos princípios de sustentabilidade, é auxiliá-los a comprometerem-se com uma gestão sustentável, para se tornarem multiplicadores desses princípios.

A EBM conta com, aproximadamente, 3.800 fornecedores ativos, sendo que 276 deles representaram 80% do custo total das relações de negócios.

Boas práticas de mercado

A empresa tem uma cláusula no contrato com os seus fornecedores na qual exige que não tenham mão de obra infantil e nem análogo a escravo no seu processo produtivo. Para visita de inspeção do cumprimento dessa cláusula, a empresa seleciona oito dos fornecedores críticos (aqueles que desempenham alguma atividade crítica em sua cadeia de produção e fornecimento) do universo de 171 (fornecedores de porta de madeira, concreto, mármore, bloco cerâmico).

Governo e sociedade

Além de cumprir com todas as suas obrigações legais, a EBM exerce papel atuante junto à sociedade civil, por meio de uma dinâmica de parcerias, que inclui a revitalização de espaços públicos como praças e parques. 

Revitalização da Praça T-23 cria novo espaço público de convivência

Em 2012, a EBM realizou a revitalização completa da Praça T-23 no Setor Bueno, em Goiânia (GO). A obra foi fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Goiânia, a EBM e outras incorporadoras, com investimento total de, aproximadamente, R$ 1 milhão da iniciativa privada.

O projeto, feito pela mesma equipe que construiu o Parque Flamboyant, mudou completamente a praça, seguindo padrões internacionais de arquitetura e urbanismo. Além de incrementar o bem-estar de quem já mora ou trabalha na região, a obra ocasionou um salto na valorização dos empreendimentos que foram lançados ao seu redor. O novo espaço aumentou a valorização do já concorrido setor, que é hoje um dos mais nobres de Goiânia e onde quase já não há terrenos disponíveis com vista para praças e parques.

O espaço é mais uma opção de lazer para os moradores da região. Novo calçamento, playground, fontes d’água e estações de exercícios são alguns dos elementos que compõem o novo visual da praça. Outros atrativos do local são os quiosques e espaços para convivência, que humanizam as relações sociais na região, unidos ao esporte e lazer.

A arborização da praça proporciona um cenário adequado para relaxar. As áreas verdes humanizam as relações sociais na região e, por esse motivo, a EBM investiu no projeto. A arborização do local, além de embelezar, ameniza a temperatura e melhora a umidade do ar. O espaço também foi pensado para prática de exercícios, como a caminhada, garantindo mais qualidade de vida para as pessoas que moram próximo à praça.

Contribuições para partidos políticos

As contribuições financeiras, eventualmente realizadas pela EBM, a partidos políticos ou em nome de candidatos a cargos no Poder Legislativo, ocorrem em estrita conformidade com a legislação vigente sobre doações às campanhas eleitorais e está inserida no Código de Conduta Empresarial como “Transparência e respeito à legislação pertinente durante a ocorrência de doações para campanhas políticas e eleitorais”. Nesse sentido, todas as ações dessa natureza são devidamente informadas, por meio da Internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2012, a empresa doou o valor de R$ 50 mil para a campanha do candidato a prefeito de Goiânia-GO, Paulo Garcia.

Combate à corrupção

A questão da corrupção está inserida no Código de Conduta Empresarial. As infrações e violações ao Código por desvios de conduta, sobre toda e qualquer forma, incluindo possíveis casos de corrupção, são passíveis de medidas disciplinares e/ou legais, após apuração quanto à procedência ou não, por uma área independente.

A empresa não teve neste ano nenhuma unidade de negócio submetida a avaliações de riscos organizacionais relacionadas à corrupção, também não houve nenhuma ação judicial por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e esses fatos se deram por conta da conduta ética da EBM com a concorrência que consiste em:

  • Todas as ações que possam ser interpretadas como anticompetitivas, monopolistas ou, de qualquer forma, contrárias à lei devem ser evitadas.
  • Não devem ser feitos comentários inverídicos sobre os concorrentes, nem que contribuam para a divulgação de boatos sobre eles.
  • Os concorrentes devem ser tratados com o mesmo respeito com que a EBM espera ser tratada.
  • Informações de propriedade da EBM não devem ser fornecidas a concorrentes.
  • Não se deve conseguir, de forma imprópria, segredos comerciais ou outras informações confidenciais de nossos concorrentes.
  • O relacionamento com colaboradores e parceiros de nossos concorrentes deve ser pautado pelo respeito mútuo e observando-se as normas legais deste instrumento.
  • Diante de um fato ou acontecimento em que a EBM esteja sendo difamada pelos seus concorrentes é preciso manter a postura e altivez, apresentando-se dados técnicos em defesa da EBM, sem usar de agressividade ou palavras de baixo calão.
Meio ambiente

 

A EBM se empenha em destinar corretamente seus resíduos sólidos nos canteiros de obras, para colaborar com seu tratamento e disposição final e, assim, contribuir com a sustentabilidade na Construção Civil.

A EBM promove avanços na sua área de meio ambiente. Foram instituídas nova política e um sistema de monitoramento para a gestão da frota dos veículos de fornecedores e foi elaborado o Programa de Gestão Ambiental da EBM. A empresa, ano após ano, vem superando suas metas no que tange ao consumo de madeira certificada.

 

Gestão ambiental arrojada

A Política Ambiental da empresa tem como premissa compatibilizar as atividades de Construção Civil com o uso racional dos recursos naturais necessários ao seu processo fabril, minimizar os impactos ambientais decorrentes de sua atuação e respeitar a legislação ambiental vigente.

Uma das premissas da EBM é o compromisso com o meio ambiente, já que o setor da Construção Civil está entre os maiores produtores de resíduos. O desafio desse setor é grande, uma vez que a população mundial está em constantecrescimento, aumentando assim a demanda contínua por moradia. O compromisso da EBM é minimizar o consumo de energia elétrica, o consumo de água e a redução da geração de resíduos em cada obra.


Gerenciamento de Resíduos sólidos
 

A EBM se empenha em destinar corretamente seus resíduos sólidos gerados nos canteiros de obras, a fim de colaborar com o seu tratamento e disposição final e, assim, contribuir com a sustentabilidade na Construção Civil.

A fim de garantir a realização do compromisso de gerenciamento de resíduos sólidos, são realizadas as seguintes ações:

1. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil: documento que apresenta práticas de segregação, classificação e destinação final adequadas para o material residual produzido durante as atividades construtivas.

2. Identificação e classificação de resíduos volumosos no próprio canteiro de obras, seguindo roteiros específicos e seguros como coleta, acomodação e destinação final, considerando também o potencial de reaproveitamento e reciclagem de cada resíduo.

3. Auditorias internas mensais são realizadas por pessoal capacitado, de forma a garantir a adequação de todas as obras aos preceitos ambientais da EBM.

 

Produtos de limpeza biodegradáveis

A utilização de produtos de limpeza biodegradáveis (água sanitária, desinfetantes, detergentes, sabão em pó, sabonetes líquidos e sabão líquido) nas obras é mais um diferencial de sustentabilidade que a EBM tem para a preservação do meio ambiente. Esses produtos foram utilizados em todos os canteiros de obras em operação. A EBM é pioneira no setor, no que diz respeito à utilização desse tipo de produto, que diminui a poluição e a degradação do meio ambiente. A EBM passou a utilizar produtos de limpeza biodegradáveis no início de 2011.

 

Educação e Conscientização Ambiental

Para cumprir sua política de meio ambiente, a empresa investe na educação ambiental de seus colaboradores com palestras e campanhas, colaborando para a sustentabilidade do planeta. Temas como economia de água e energia, poluição e sustentabilidade foram apresentados e discutidos nos canteiros de obras, visando a conscientização e a orientação para educação ambiental. Placas informativas sobre consumo responsável também foram afixadas nas obras.

 

Gerenciamento do Impacto Ambiental

Os desafios na busca pela sustentabilidade no setor da Construção Civil são diversos, porém, podem ser traduzidos pela redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.  

Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, a empresa desenvolve projetos que contemplem soluções sustentáveis:

Ecoeficiência

Para a EBM, ecoeficiência significa produzir mais com o menor impacto possível ao meio ambiente. Por isso, todos os seus empreendimentos possuem projetos de construção e instalação de equipamentos que tornam as edificações mais ecoeficientes. Isso significa minimizar o consumo de matérias-primas não renováveis.

Ações ecoeficientes: para colaborar com a exploração consciente de reservas naturais em um nível suportável pela capacidade estimada do planeta, a EBM utiliza equipamentos e produtos com tecnologia verde na fase de construção e nas edificações com três objetivos: aumentar a reciclagem de material, maximizar o uso de fontes renováveis e aumentar a durabilidade dos produtos. Além disso, a empresa está sempre preocupada em aumentar a qualidade de vida das pessoas com projetos para as áreas comuns dos empreendimentos, inovando no paisagismo que passa a incluir plantas frutíferas e horta que atraem pássaros e proporcionam integração dos moradores com o meio ambiente. A empresa também entrega os novos empreendimentos com equipamentos diferenciados, como a lavadora de alta pressão, que evita desperdício de água das tradicionais mangueiras.

Água

  •  Torneiras dos apartamentos com registro regulador de vazão;
  •  Torneira com acionamento automático nos lavatórios de ambientes sociais da área comum de lazer;
  •  Bacias sanitárias com caixa acoplada com duplo acionamento para diferentes tipos de resíduo;
  •  Captação das águas cinza para irrigação dos jardins e lavagem das calçadas.

Energia

  •  Piscinas com trocador de calor para climatização;
  •  Sensores de presença nas escadas, circulação de veículos e hall de serviço para acionamento e desligamento de lâmpadas;
  •  Aquecimento central de água para chuveiros e lavatórios;
  •  ILED para iluminação contínua de ambientes;
  •  Automação para controle da iluminação interna e externa e para ar-condicionado na sala e varanda.

Resíduos

  •  Coletores seletivos de lixo, contentores externos e compactadores de latas de alumínio;
  •  Ambiente para seleção e destinação de lixo;
  •  Veneziana integrada para aumento da área de iluminação.
Público interno

A responsabilidade social permeia todos os negócios e áreas da EBM, que investe em iniciativas de avaliação e minimização dos impactos na sociedade.

 

Valorização da vida acima de tudo

Uma das bases de sustentação dos negócios é o reconhecimento do valor do desempenho e do potencial realizador das pessoas. 

Para isso, a empresa criou um modelo de gestão que abrange o público interno em diferentes níveis hierárquicos e outros stakeholders com oito programas estratégicos: Celebrar e Cuidar, Agradecer, Falar, Desenvolver, Escutar, Inspirar e Compartilhar e Contratar. Estes programas geram um clima organizacional motivador e harmônico, um ambiente de trabalho seguro, onde as pessoas podem desenvolver suas competências e terem melhores resultados.

 

1.Celebrar e Cuidar

Comemorar os momentos felizes, reconhecer a conquistas profissionais e compartilhar de ocasiões difíceis. É assim que a EBM se faz presente na vida de seus colaboradores. Neste programa, a empresa comemora o aniversário de cada colaborador, envia lembrança para casamentos e nascimento de filhos, e proporciona a celebração de datas comemorativas como Dia das Mães, Pais, Mulher e outros.

A EBM também realiza homenagens póstumas em reconhecimento à dor de seus colaboradores.

Saúde e segurança no trabalho

De acordo com a pesquisa de clima realizada, o colaborador da EBM acredita que a empresa é um lugar fisicamente seguro para trabalhar. É assim que a EBM deseja ser vista pelo seu público interno e, para manter este padrão de segurança, investiu R$ 1.132.829,79, o que equivale 30% de acréscimo em relação ao ano anterior. Foram feitos investimentos em equipamentos, treinamentos, palestras e estrutura para seus colaboradores trabalharem com segurança. Como resultado dessa ação, a empresa não registrou nenhum óbito.

Programas nos canteiros de obras:

A EBM desenvolve os seguintes programas voltados para a saúde e segurança:

Palestras sobre Saúde e Segurança nos Canteiros de Obras

São realizadas nos canteiros de obras palestras educativas sobre segurança do trabalho, com o objetivo de garantir a integridade física do trabalhador. Dentre os temas abordados, estão a prevenção de doenças ocupacionais e orientação sobre doenças como câncer de próstata, dengue e tétano. Também são realizadas palestras, conforme estabelecido no Acordo Coletivo, com equipamentos de segurança, atestados médicos, prevenção de acidentes e doenças profissionais.

Reuniões Periódicas nos Canteiros de Obras

Quinzenalmente, acontecem reuniões nos canteiros de obras para discussão de temas como segurança do trabalho, higiene no canteiro, alimentação e projetos ambientais, entre outros.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Os colaboradores são acompanhados por médicos do trabalho por meio do PCMSO. A finalidade do programa, além do cumprimento da legislação vigente, é garantir o acompanhamento médico dos colaboradores com exames admissionais, periódicos complementares - considerando a função desenvolvida -, exames de mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

Acidente de Trabalho

Desde 2012, a EBM mudou o processo de registro de acidentes de trabalho com afastamento do colaborador e cada obra passou a relatar com mais rigor as ocorrências à área corporativa de segurança e meio ambiente. Antes, esse registro era descentralizado, o que dificultava a consolidação dos dados.

Visando a eliminação/redução de acidentes de trabalho, a empresa determinou que a partir de 2012 foi ampliado o investimento na capacitação dos operários e diversos cursos direcionados à segurança do trabalho passaram a integrar o cronograma de capacitação. A empresa passou a disponibilizar um técnico de segurança por obra para gerir esta capacitação e reforçar a conscientização para uso de equipamentos de proteção individual e coletivos.

Em caso de acidente de trabalho, o colaborador é encaminhado ao hospital e a empresa custeia todas as despesas hospitalares, medicamentos e acompanhamento até o retorno ao trabalho.

Aniversariante do dia

A relação dos funcionários que aniversariam é publicada na intranet e a empresa estimula os funcionários a enviar uma mensagem para o aniversariante.

Cipa atuante

A EBM possui Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) e realiza todos os anos a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) com os seus colaboradores. São trabalhados os seguintes temas:

  • Teatro sobre Segurança do Trabalho
  • Palestra Voto Responsável
  • Palestra Alcoolismo (realizada pelo grupo de Alcoólicos Anônimos)
  • Palestra Projetos Ambientais na EBM
  • Palestra Primeiros Socorros no Canteiro de Obras

 

2. Agradecer

O programa Agradecer tem como objetivo proporcionar um bom ambiente de trabalho, baseado em respeito, confiança e segurança para os colaboradores e familiares, e reflete diretamente na qualidade de serviços prestados.

Por essa razão, a EBM estruturou um pacote de benefícios que, além das disposições legais, tem por objetivo proporcionar aos colaboradores, segurança e conforto no suprimento de suas necessidades básicas e desenvolvimento profissional.

Para seus colaboradores, a EBM oferece:

  • Assistência Odontológica
  • Assistência Médica
  • Vale-Alimentação/Refeição
  • Refeitório terceirizado e sistema self-service nas obras
  • Auxílio-Creche
  • Plano de Cargos e Salários
  • Programa de Participação nos Resultados
  • Empréstimo Consignado em Folha

Programa de Participação de Resultados

O PPR da EBM está relacionado à geração de lucros, de maneira geral e não só a cumprimento de metas. Havendo lucro, independente do valor, todos os funcionários (exceto os funcionários de produção) recebem participação direta de 2,15%. O cumprimento das metas da organização inclui 2,23% na participação dos lucros e o cumprimento das metas da área representam 2.2% de participação. Assim, os funcionários podem receber até 7% da distribuição dos lucros. Em 2015, o valor de PPR distribuído correspondeu ao percentual máximo de 7% do lucro, equivalente a R$ 1.496.784,00.


3. Falar

 Para a EBM, a comunicação interna é o fator principal no bom relacionamento entre colaborador e empresa e um dos principais instrumentos para que os colaboradores sejam participativos junto à estratégia e gestão dos negócios. Para que essa comunicação seja efetiva, a empresa possui o EBM News, os serviços de intranet, murais e e-mails informativos.

O colaborador fala na EBM por meio de várias caixas de sugestões disponíveis nas obras e também nos escritórios. Por este canal, o público interno pode expressar suas críticas e sugestões de novas práticas. 

Sugestões de colaboradores colocadas em prática desde 2012:

  • Carona voluntária
  • Televisão no refeitório
  • Liberação de redes sociais no horário do almoço
  • Empréstimo consignado em folha de pagamento

4. Desenvolver

A EBM acredita que o sucesso da empresa está na qualidade dos serviços prestados pelos seus colaboradores. Por isso, investe na capacitação e em treinamentos internos e externos, focados sempre no desenvolvimento profissional. A empresa possui a Universidade Corporativa que, em 2012, teve 1.734 participações em diferentes níveis hierárquicos e em vários cursos e programas de treinamento.

 

Programas de gestão de recursos humanos

a. Programa de Desenvolvimento de Competência

É um programa contínuo de desenvolvimento de competências dos colaboradores, que tem como objetivo capacitar os colaboradores para a melhoria contínua de suas atividades. O programa busca definir e mensurar o grau de contribuição de cada colaborador, detectar talentos e otimizar potencialidades para assegurar o aperfeiçoamento e subsidiar as ações de promoção salarial e carreira. 

b. Programa Start – Trainees e Estagiários

Contratamos para estágio estudantes do 5º, 6º e 7º período do curso de Engenharia Civil. É a oportunidade de colocar em prática suas habilidades e talentos, oportunizando o primeiro contato com o mercado de trabalho em sua área de atuação. O programa foi criado em 2011 e contamos hoje com 25 colaboradores contratados pelo programa.

c. Avaliação 360°

A EBM realizou em julho de 2014 a Avaliação 360º com todos os funcionários administrativos dos escritórios e obras em Goiânia, Brasília e São Paulo. O resultado da avaliação de desempenho dos colaboradores foi registrado com uma maior complexidade, contendo mapa de carreira e o plano de desenvolvimento individual, construído pelo gestor e seu subordinado no momento do feedback.

Em 2014, a EBM ministrou 775 horas de treinamento que abrangeram encarregados, mestres e engenheiros das obras, equipes administrativas, de suprimentos e profissionais de vendas. A programação incluiu 106 treinamentos com um total de 1.541 inscritos. Mensalmente, foram também oferecidos treinamentos para os cargos de liderança e para os cargos correspondentes.

d. Programa de Formação Colaborativa - PFC

O PFC possui dois formatos: workshops e palestras. Nos workshops acontecem exposições, estudos e discussões sobre um determinado tema. São compostos por um facilitador, possuem de 5 a 15 participantes e acontecem em encontros pontuais ou recorrentes (no máximo 3h cada). Nas palestras, há a exposição de um tema pelo palestrante. É composta por um facilitador e/ou palestrante externo e possui 15 participantes, no mínimo. Acontece em encontros pontuais (no máximo 3h cada). 

A participação, tanto nos workshops quanto nas palestras, acontece por interesse no tema e de forma voluntária. Os facilitadores e/ou palestrantes também são voluntários. Todos os encontros são marcados em horário de expediente.

 

5. Escutar

Os colaboradores da EBM participam de pesquisa, realizada pelo Instituto Great Place to Work, para avaliar o nível de satisfação interna, com os seguintes critérios: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. A pesquisa é amostral e anônima e, por dois anos consecutivos, a EBM foi avaliada pelos seus colaboradores como uma excelente empresa para se trabalhar, o que a classificou entre as melhores do ranking nesses dois anos.

Na percepção dos colaboradores, registrada em pesquisa, a empresa tem gestores honestos, éticos e competentes para gerir o negócio. Eles consideram a empresa um lugar fisicamente seguro e afirmaram que recebem os equipamentos e recursos necessários para realizar o trabalho. Os colaboradores atestam que a EBM é uma empresa que respeita a diversidade, sendo que, para muitos, o trabalho tem um sentido especial: sentem orgulho e transmitem esse sentimento a outras pessoas. Consideram a EBM acolhedora e um local onde você se sente bem-vindo.

Outro momento quando o colaborador é ouvido é na avaliação de competências. A empresa realiza a análise e o acompanhamento de seus colaboradores e, no ano de 2012, 300 colaboradores administrativos receberam análise e foram acompanhados pelo departamento de gestão de pessoas, o que representa aproximadamente 50% do contingente administrativo.

 

6. Inspirar

A EBM traduz o seu 'Jeito de Ser' para todas as partes interessadas na empresa, em especial os colaboradores, por meio da sua missão, visão e valores. Assim, reforça, em todas as oportunidades de encontros de funcionários, o seu DNA.

A Convenção Anual 2014, realizada em Goiânia (GO), teve um novo formato. Até 2013, era utilizada apenas para apresentar resultados e metas. Em 2014, a programação incluiu uma parte institucional, em que foi apresentada a história da EBM. Para reforçar os valores da empresa, foi exibido o novo vídeo institucional, que representa o jeito EBM de ser.  Durante a Convenção, foi homenageado o fundador da empresa e, como forma de reconhecimento, foram destacados os colaboradores que estão há mais de 15 anos na EBM. É uma justa forma de agradecimento aos que constroem a história de sucesso da empresa. A homenagem se estendeu também aos colaboradores que se destacaram na avaliação 360° por cargos, e por fim foram apresentados os resultados do ano e metas para 2015.

 

7. Compartilhar

A EBM não mede esforços para avançar no desenvolvimento de seus colaboradores e do voluntariado empresarial.

Arraiá Solidário

Mantendo uma das maiores tradições culturais do país, a EBM Desenvolvimento Imobiliário realiza o Arraiá Solidário, com programação típica de festa junina com a finalidade de promover a confraternização dos colaboradores e familiares. No ano de 2013, a empresa abriu espaço para que instituições de caridade participassem mais ativamente do evento. Até 2012, o ingresso para participar do Arraiá Solidário era a doação de um agasalho ou cobertor e/ou 10 reais. Em 2013, o Grupo Mãos Unidas assumiu as barracas de comidas típicas e ficou com o retorno financeiro. 

As instituições atendidas com as doações foram:

  • Grupo Mãos Unidas
  • Corações Amigos
  • Terra Livre
  • Comunidade Mansões Riviera Park
  • Projeto Natal Solidário
  • Associação de Serviços a Criança Especial de Goiânia (ASCEP)
  • Obras Sociais do Centro Espírita Olheiros do Evangelho
  • Creche Coração de Jesus

Outras doações

  • Cesta básica para todas as colaboradoras da limpeza de empresa terceirizada
  • Brinquedos para os filhos dos colaboradores da produção (obra)

EBM Kids

O EBM Kids tem como objetivo inserir a família dos colaboradores da EBM no contexto da empresa. O projeto ocorre, desde 2010, anualmente, no Dia das Crianças. A festividade é realizada, durante uma manhã, no Espaço EBM, no qual ficam disponíveis para as crianças brinquedos, atividades lúdicas e comidinhas que crianças adoram como cachorro quente e pipoca. 

Programa Educar EBM

O Programa Educar EBM visa à melhoria da formação dos colaboradores, especialmente dos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental. Professores ministram aulas de formação educacional básica nas obras. O projeto ocorre desde 2010, e a perspectiva é que tenha um maior público com o aumento da contratação de mão de obra própria nos canteiros de obras.

Semana de Qualidade de Vida

A EBM Desenvolvimento Imobiliário realizou a primeira Semana da Qualidade de Vida, em 2013.  O projeto tem como meta estimular os colaboradores a cuidarem da própria saúde, do bem-estar e do meio ambiente. Na programação são inseridas atrações culturais e workshop de nutrição e saúde, que tratam de assuntos para aumento da qualidade de vida dos colaboradores como alimentação antiestresse, orientações sobre a alimentação do dia a dia e aferição dos percentuais de gordura corporal, massa muscular e composição de água no corpo, por meio da bioimpedância. Os colaboradores receberam a visita de uma equipe de atores com o Teatro no Escritório, no qual foram abordados temas sobre relacionamento interpessoal e comunicação no trabalho.

Dentista na obra

Outro projeto é o acompanhamento odontológico.  O objetivo é proporcionar atendimento odontológico a todos os colaboradores da empresa. Na primeira edição, uma parceria firmada entre a EBM e o Sesi, permitiu a ida de uma unidade móvel odontológica até o canteiro de obras do Domani, na qual os colaboradores foram atendidos por um dentista.  

 

8. Contratar

A EBM sempre procura os melhores profissionais para compor sua equipe de trabalho em todas as áreas da empresa e, portanto, possui políticas de recrutamento e seleção que garantem a qualidade do processo. A EBM respeita a diversidade e desenvolve um processo de seleção ético e igualitário para homens e mulheres de todas as raças, religiões e etnias, respeitando as diferenças de cada ser humano, conforme descrito em seu Código de Conduta Empresarial.

Visando uma relação de trabalho mais sólida e duradoura, a EBM busca nos novos funcionários valores pessoais alinhados aos seus valores e à Crença EBM. Os Valores da EBM são:

Ética e transparência

Valorizamos quem tem comportamentos corretos, humanos e transparentes.

Excelência no que faz

Valorizamos quem busca constantemente fazer mais e melhor.

Prudência

Valorizamos quem toma decisões com discernimento e segurança, sem deixar que o medo de errar se sobreponha.

Espírito de dono

Valorizamos quem assume suas responsabilidades e propõe soluções de forma proativa.

Meritocracia

Valorizamos quem alcança e supera resultados, respeitando e fomentando nossa cultura.

Educação e Formação de Pessoas

Valorizamos quem sabe reconhecer talentos e investir na formação de profissionais e cidadãos melhores.

 

A EBM também realiza recrutamento interno. Para a mudança de um profissional de área, a empresa considera o perfil do gestor e a equipe na qual o colaborador vai ser inserido para efetivar a mudança de cargo. O objetivo é garantir que ele tenha uma identificação com o setor, facilitando a adaptação.

Para garantir a assertividade da contratação, a EBM mantém um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura da empresa. A gestão dos processos de recrutamento e seleção é feita por psicólogas treinadas para engajamento na 'cultura EBM'. O processo de seleção dos candidatos adota plataforma de entrevistas, dinâmicas de grupo e testes (de personalidade, concentração, liderança, entre outros).

O novo colaborador conta com um padrinho para ajudar no processo de adaptação seguindo as características de cada área da empresa, tanto nos escritórios quanto nas obras. O padrinho é responsável por apresentar a empresa, seus sistemas, e modo de operação


Governança Corporativa

A estrutura da Governança Corporativa da EBM privilegia a tomada de decisões compartilhadas.

Transparência, equidade e responsabilidade

A gestão de negócios da EBM é alicerçada pela transparência, equidade e responsabilidade corporativa, além de um amplo processo de prestação de contas. Os acionistas atuam orientados por princípios que sustentam a equidade, que é comprometida com uma política de benefícios e salários alinhada com a de mercado ou superior, buscando sempre a valorização das pessoas.

Há também a garantia de confiabilidade e clareza na prestação de contas ao público interno e externo. O balanço financeiro da empresa é auditado por empresa idônea, garantindo transparência e credibilidade dos dados.

Código de Ética Empresarial

A fim de garantir eficiência na prática da responsabilidade social, a EBM firma diferentes compromissos publicados em seu Código de Ética Empresarial. Os colaboradores da EBM seguem diretrizes estabelecidas no documento para garantir:

  • Uma relação de qualidade, em cumprimento à política de relacionamento com clientes.
  • Os princípios para as relações de confiança e compromissos éticos com os fornecedores no desenvolvimento do processo de aquisição de materiais e serviços.
  • Os princípios e normas que orientam a relação entre a EBM e o meio ambiente e que englobam gerenciamento de resíduos sólidos e consumo responsável da madeira.
  • O cumprimento da política de gestão de pessoas, estabelecida considerando os colaboradores, a EBM e os públicos que se relacionam com a empresa.
  • E os princípios de Governança Corporativa, prezando pelas condutas de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Relatório Socioambiental
2014
Neste relatório Socioambiental de 2014 apresentamos tudo o que promove dentro das nossas responsabilidades sociais e ambientais. Saiba mais
2013
Esta edição do Relatório Socioambiental da EBM - Desenvolvimento Imobiliário, apresenta mudanças significativas em relação aos anos anteriores. O Relatório reúne dados apurados, indicando a gestão adotada para o desempenho social e ambiental da empresa. Saiba mais
2012
A EBM Desenvolvimento Imobiliário apresenta seu Relatório Socioambiental 2012 para a divulgação dos compromissos da empresa, seu desempenho e resultados. Trata-se de uma evolução na forma de relatar em relação ao ano de 2011, quando a empresa apresentouum Balanço Social Anual. Confira aqui os dados consolidados de 2012, que descrevem a gestão orientada para a sustentabilidade. Saiba mais
2011
Conheça o Relatório Socioambiental EBM 2011. O primeiro relatório desenvolvido pela a empresa apresenta dados gerais e informações diversas sobre as campanhas e ações desenvolvidas durante o ano. Saiba mais


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