Carnaval: origem do festejo e tradições da folia

Essa tradicional festa não é um costume celebrado apenas no Brasil, apesar da força da festividade, o carnaval é uma celebração mundial, comemorada em vários cantos do mundo. A tradição…

Essa tradicional festa não é um costume celebrado apenas no Brasil, apesar da força da festividade, o carnaval é uma celebração mundial, comemorada em vários cantos do mundo. A tradição popular tem fortes raízes no catolicismo e antecede a quaresma, comemoração religiosa que marca o período de preparação dos cristãos para a páscoa. Além disso, lugares do mundo como a Itália, França, Bolívia, Colômbia e outros países também festejam o carnaval com bastante animação.

O termo “carnaval” tem origem no latim, seu significado está associado a “tirar a carne”, fazendo referência ao hábito de praticar o jejum antes do período da quaresma. Além disso, o carnaval seria um período, proposto pela Igreja Católica, em não somente se abster de alimentação que incluísse o consumo de carnes, mas de evitar os prazeres do mundo. A data tornou-se muito popular durante a colonização portuguesa no Brasil e, apesar da comemoração religiosa, hábitos pagãos também ficaram comuns como o uso de fantasias e músicas temáticas.

Origem do carnaval pelo mundo e a chegada ao Brasil

Além da origem católica, o carnaval também é uma comemoração da Antiguidade. Na Babilônia, por exemplo, comemorava-se a folia como parte de dois grandes rituais. O primeiro era conhecido como Sacéias, um dos prisioneiros da região fantasiava-se de rei e passava alguns dias em seu papel, podendo usufruir das regalias, como roupas e alimentos. O fim da comemoração não era tão agradável, o prisioneiro acabava sendo devolvido a prisão, ou tinha punições físicas como receber chicotadas. Além disso, outro evento colocava o rei como parte de sacrifício a uma das divindades, como forma de submissão, ao final ele assumia o poder novamente. Na Grécia também era comum festas para celebrar a chegada da primavera, ou cultos como homenagens a divindades.

Na Europa Medieval, em lugares como a Roma e Veneza, o costume de se fantasiar com máscaras e roupas coloridas tornou-se popular. Por isso, nessa mesma época, carros passaram a ser enfeitados para acompanhar a celebração, além disso, músicas também surgiram para expressar a data. Durante esse período, homens se fantasiavam de mulheres para representar a inversão dos papeis na sociedade antiga.

No Brasil, a data chegou acompanhada pelos costumes portugueses no período da colonização, nessa época as pessoas tinham o costume de jogar farinha, ovos e tintas uns nos outros como brincadeira. Esses costumes logo foram substituídos por confetes e fitas coloridas, além disso, festejos africanos tornaram-se parte da comemoração. Por isso, no carnaval do Brasil há grande influência da cultura africana, já que o festejo também fazia parte do cotidiano e costumes dos escravos. Além das fantasias e carros enfeitados, surgiram ao decorrer do tempo músicas feitas especialmente para a folia, geralmente com letras dúbias. Elas faziam críticas a sociedade e política, ou contavam historias cômicas, ficaram conhecidas como marchinhas.

Como é a comemoração da folia pelo país

O carnaval é uma das datas festivas mais esperadas do ano no Brasil, com forte expressão na região nordeste e sudeste do país. Por isso, entre os meses de fevereiro e março, acontece o desfile das escolas de samba tradicionais em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Sapucaí é um dos pontos mais famosos do Rio durante essa época, os desfiles dos carros alegóricos e escolas são feitos dentro do seu trajeto. Assim, o sambódromo foi inaugurado em 1984 e é um projeto realizado por Oscar Niemeyer. Além dos tradicionais desfiles, também acontecem blocos de carnaval espalhados pela cidade com os mais variados públicos, de samba a funk.

O carnaval também é bastante animado na região nordeste do país, destacando-se Olinda e Recife. A comemoração acontece pelas ruas históricas, acompanhadas de blocos e trio elétrico. Além disso, o samba e o axé são os estilos musicais que mais se destacam para embalar a folia. Em Olinda, os tradicionais bonecos gigantes podem ser vistos no meio do bloco.

CarnaRock 2023

Goiânia não fica para trás na folia de carnaval. O CarnaRock, tradicional bloco fechado de comemoração do carnaval, aconteceu em 2023 no último sábado, dia 11 de fevereiro. O evento, com a temática voltada para os amantes de Rock, foi realizado em parceria com o PiriBier. Além disso, não faltou boa música, com apresentações e trio elétrico desde às 12h. Um espaço instagramável foi montado especialmente para receber os foliões. Além de vídeos em 360º, os visitantes também participaram de ação onde concorriam a brindes.

Voltar ao topo