Coworking: novas estruturas para novas necessidades

Você sabe o que é um coworking? Desde o começo da pandemia de Covid-19 a sociedade tem se adaptado para as novas necessidades desenvolvidas nesse período devido as inúmeras mudanças.…

Coworking: novas estruturas para novas necessidades

Você sabe o que é um coworking? Desde o começo da pandemia de Covid-19 a sociedade tem se adaptado para as novas necessidades desenvolvidas nesse período devido as inúmeras mudanças. Por isso, até mesmo a maneira de trabalhar e estudar passaram por transformações. O coworking pode ser considerado um espaço onde as pessoas compartilham o mesmo ambiente para trabalhar ou estudar, sem, necessariamente, fazerem parte da mesma equipe.

Esse ambiente tem ganhado cada vez mais notoriedade, principalmente pelo aumento de modelos de trabalho homeoffice ou híbridos. Além do setor de coworking também ter crescido no país como um investimento.

Origem do Coworking

O termo coworking foi usado pela primeira vez em 1999 pelo designer de games Bernie de Koven. O objetivo era criar um espaço para trabalhar de forma online, o que não era muito comum na época. Alguns anos após, em 2005, Brad Neuberg com mais algumas pessoas, fundaram o Hat Factory, o primeiro ambiente de coworking a surgir no mundo, nos Estados Unidos. Sendo assim, Brad teve a iniciativa depois de alguns anos de experiência de emprego em uma startup, também foi motivado pela insatisfação com o modelo de trabalho. O espaço foi inaugurado em São Francisco, Estados Unidos e em seus primeiros meses não obteve tanto sucesso quanto o esperado pelo seu fundador.

A partir de 2006, com o conceito mais amplamente conhecido, as pessoas passaram a frequentar esses ambientes. Logo, surgiram espaços semelhantes em todo mundo, até conquistar bastante o público nos últimos anos. Assim, chegou ao Brasil alguns anos depois, com o primeiro coworking em São Paulo. Desde a pandemia, o número de escritórios assim tem aumentado por conta da sua alta procura. Em vista disso, atualmente existem empresas especializadas em espaços coworking, que fornecem todo equipamento e serviço necessário para atender o público que os procura.

Vantagens com esses tipos de ambientes

O coworking pode ser ótima alternativa para quem trabalha de homeoffice e procura ambientes fora de casa, já que oferecem tudo que é necessário como notebooks, internet, mesas e cadeiras confortáveis, entre outros itens. Também pode ser uma opção para quem busca ambientes tranquilos para estudar, fazer reuniões e até mesmo relaxar. Hoje, muitas empresas de coworking e espaços semelhantes não contam apenas com o ambiente preparado para o trabalho, fornecem também jogos e cafés.

Além disso, esse espaço pode ser muito positivo ao fazer novas conexões, pois permite o contato com outras pessoas, outros trabalhos e novas experiências. O coworking também contribui com a criatividade e com a motivação, pois tornam possível uma rotina mais dinâmica, descontraída. Geralmente, esses espaços acabam sendo projetados arquitetonicamentes para influenciar na rotina do dia a dia de forma positiva, com elementos decorativos, inclusive, que remetam a essa ideia. Os escritórios compartilhados facilitam possíveis locações, já que o processo para usar o espaço é muito mais simples, normalmente funcionam com “aluguel” do lugar por algumas horas, sem documentos ou custos altos. Ao trabalhar com frequência no coworking, é possível ter um endereço comercial, o que facilita o recebimento de correspondências e receber clientes, por exemplo.

EBM e novos espaços

Pensando no bem-estar dos clientes, a EBM decidiu apostar na criação de espaços que atendessem às suas novas necessidades, por isso, alguns dos seus empreendimentos contam hoje com espaços de coworking e salas de reuniões, tudo para facilitar o dia a dia, pensados em cada detalhe. Em um dos seus mais recentes lançamentos da linha Wish, o Wish Vaca Brava, é possível conferir no projeto um ambiente que facilita o trabalho e os estudos dos moradores, com espaço climatizado, com previsão para Wifi, cadeiras e mesas confortáveis e espaço para café.

Coworking do Wish Vaca Brava

Outro lançamento da linha Wish, o Wish 211, no Jardim América, também conta com um lugar de trabalho bem equipado, além de decoração especial desenvolvida especialmente para a área. O espaço conta com mesas e cadeiras confortáveis para o trabalho, além de poltronas e mesas de apoio para computadores, iluminação e previsão de climatização.

Coworking do Wish 211

Além disso, outro empreendimento do portfólio EBM que possui áreas reservas para trabalhos e estudo é o Blend SmartStyle. Assim, no prédio os moradores têm acesso a duas salas de reuniões, equipadas com tudo que é necessário, além de um espaço coworking.

O que você achou da leitura? Aproveite para ler também sobre o mercado imobiliário goiano em 2022.

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo