Dia das Mães: um pouco da história dessa data e campanha institucional

O Dia das Mães é uma data popular comemorada por todo o mundo, apesar do dia variar de acordo com cada país. Não se tem ao certo a data exata…

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data popular comemorada por todo o mundo, apesar do dia variar de acordo com cada país. Não se tem ao certo a data exata da comemoração, já que existem indícios de homenagem desde a Grécia Antiga. Comemora-se o Dia das Mães no segundo domingo de maio na maioria dos países, inclusive no Brasil. O dia é uma celebração ao amor, carinho e afeto materno.

Origem do dia das mães

Data comemorativa pelo mundo

A data que celebra as mães surgiu nos Estados Unidos, entre o século 19 e 20, no entanto já haviam registros de comemorações que celebravam deusas com referência a maternidade desde a Grécia Antiga. A idealização do Dia das Mães na América do Norte teve inicio quando Anna Jarvis perdeu a mãe e teve de enfrentar o luto.

O dia surgiu como uma homenagem, isso porque a mãe de Anna era muito influente na comunidade que viviam. Anna decidiu lutar pelo Dia das Mães por conta da história de sua mãe e, assim, também celebrar a maternidade como um todo. A mãe de Anna era considerada uma mãe exemplar, tida por todos da região onde viviam, na Virginia Ocidental, como muito querida. Além disso, também desempenhava algumas ações para a comunidade, junto a igreja. O seu trabalho era conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a higiene, principalmente por conta das doenças comuns na época. A mulher faleceu em 1905 e logo após o falecimento da mãe, Anna passou a lutar pela comemoração de Dia das Mães.

A proposta da data comemorativa foi aceita pelo governo do estado da Virginia em 1910. Alguns anos após, a data se espalhou por todo o EUA e logo foi aceita por outros estados americanos. Por isso, em 1914 os Estados Unidos aprovou a data para todo o país, o segundo domingo de maio foi oficializado como o Dia das Mães.

Dia das mães no Brasil

Após a idealização da data feita no Estados Unidos, o Brasil decidiu seguir a comemoração no país. Sendo assim, o presidente Getúlio Vargas decretou que o Dia das Mães no Brasil também fosse comemorado no segundo domingo do mês de maio, em 1932. No decreto, o presidente do país declarava que a data era consagrada para homenagem às mães, em comemoração ao sentimento mais puro da humanidade.

Até hoje a data segue sendo uma das mais importantes no nosso calendário. No dia da comemoração, além de presentes e homenagens, as famílias aproveitam para se unir em almoços e jantares. A data também é uma oportunidade para o comércio, que mantem as vendas aquecidas, competindo diretamente com datas como Natal e Páscoa.

Dia das mães na EBM: um pouco dos bastidores

Em 2022 a EBM decidiu homenagear as mães de forma diferente. Para a comemoração, a empresa lançou um vídeo institucional com foco nas mulheres que trabalham diariamente na incorporadora em diferentes ramos, seja em obras, na parte administrativa, ou comercial. Cada uma das mães representando uma área da organização. Além disso, o vídeo mostra um pouco do dia a dia de cada uma, que cuida da empresa com a mesma dedicação que cuida dos próprios filhos.

Como foi a data para nossas colaboradoras

Além do vídeo, perguntamos como elas se sentiram após a gravação e como foi o dia das mães para cada uma. Para Carla, mãe da Isadora e Coordenadora de Produto, o dia foi especial. A coordenadora aproveitou o domingo para ter um momento mais próximo da filha, já que durante a correria do dia a dia o contato acaba se tornando mais difícil. Carla destaca que se sentiu honrada em fazer parte da campanha, podendo representar o papel de muitas mães, que desempenham diariamente uma jornada dupla entre a maternidade e a carreira profissional.

Assim como Carla e as outras mães do vídeo, Naiara, Rejuntadora na obra do empreendimento EKO e mãe de três filhos, o Dia das Mães foi cheio de comemorações. A colaboradora aproveitou o fim de semana para se reunir com a família e fazer um churrasco como celebração pela data. A família e os filhos de Naiara ficaram orgulhosos da participação da mãe no vídeo institucional.

O objetivo da campanha de Dia das Mães era transparecer todo o cuidado e dedicação que funcionárias desempenham todos os dias da mesma forma que cuidam de seus filhos em casa. Para todas as mães a jornada é dupla e exige, além de amor, planejamento, tempo, atenção e muitas outras funções o tempo todo. Desde sua criação, em 1910, a data comemorativa continua representando reconhecimento e admiração.

Gostou da leitura? Aproveite para ler também sobre a chegada do primeiro filho.

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo