Importância de atividades ao ar livre para as crianças

O contato com a natureza contribui de maneiras muito positivas para o desenvolvimento das crianças e o seu bem-estar. Após o período crítico da pandemia, as atividades ao ar livre…

O contato com a natureza contribui de maneiras muito positivas para o desenvolvimento das crianças e o seu bem-estar. Após o período crítico da pandemia, as atividades ao ar livre tornaram-se ainda mais gostosas e os parques, bosques e praças ponto de encontro e diversão para os pais e as crianças. Estar em contato com a natureza, brincar descalço, conhecer e tocar outras texturas impacta diretamente no desenvolvimento dos pequenos, assim como influencia sua socialização com o mundo externo.

Alguns benefícios das atividades ao ar livre

Pensando no bem-estar das crianças e adolescentes, bem como para todas as pessoas, separamos alguns benefícios das atividades ao ar livre.

Prática de exercício físico como brincadeira

Independente da idade, exercícios físicos são sempre bem-vindos para a saúde. Brincadeiras simples podem contribuir para a saúde física e mental das crianças. Por isso, pelo menos uma vez por semana, leve as crianças da sua família para a prática de algum exercício, desde jogos de futebol a pequenas caminhadas. Atividades complexas não são necessárias, brincar no balanço, ou passar alguns minutos no parque de areia são o suficiente para aumentar a imunidade, a disposição e evitar o sedentarismo. Além disso, aliados a uma alimentação equilibrada, os exercícios físicos também diminuem as chances de fatores como a obesidade infantil.

Atividades ao ar livre aumentam a criatividade e a cognição

Brincar ao ar livre também aumenta os processos cognitivos e a criatividade das crianças. Isso porque, durante esses momentos, elas são responsáveis pelas suas decisões, além de resolver pequenos problemas e negociar com outras crianças. Durante as brincadeiras elas utilizam da imaginação para interagir ou para criar atividades de socialização para se divertirem. Além disso, a própria natureza é fonte de elementos que colaboram com as brincadeiras, subir em árvores, brincar de esconde-esconde, observar flores e folhas acentuam a criatividade e a cognição.

Contribuem para a felicidade e a saúde mental

O contato com a natureza pode aumentar a felicidade e contribuir para a saúde mental. Mesmo que não associado a brincadeiras, uma tarde relaxante ao ar livre, ou apreciar o ambiente aumenta a produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Além disso, estar ao ar livre também é sinônimo de contato com a luz solar, também muito importante para a saúde, desde que seguido do uso de protetores solares.

Dicas de atividades ao ar livre para as crianças

Atividades simples, sem percorrer longas distâncias, são o suficientes para aumentar o contato das crianças com a natureza. Por isso, separamos dicas do que fazer em casa, ou no condomínio, de forma que aproxime os pequenos a ambientes ao ar livre.

Brincar no playground com outras crianças

Pensando no bem-estar das crianças, cada condomínio entregue pela EBM possui uma área destinada para as crianças se divertirem. Os playgrounds, além de equipados com brinquedos, são projetados para que as crianças brinquem de forma segura, aproveitando o ar fresco e a luz do sol.

Futebol e gincanas

Jogar futebol com os pais ou com outras crianças do condomínio pode ser divertido. Além disso, pequenas gincanas como corrida de sacos, pular elástico, golzinho e pular corda estimulam a socialização enquanto aproveitam o ar livre.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta pode ser mais do que uma atividade física. Pedalar com as crianças pode estimular o cuidado, a segurança em si mesmo e a autonomia, por isso, que tal dar uma volta pela ciclovia da cidade com os pequenos? Diversos empreendimentos da EBM são entregues com bicicletário que, além das bicicletas de uso comum, também possuem ferramentas para a sua manutenção.

Quer conhecer mais dos empreendimentos EBM e os espaços pensados para toda a família? Confira todo o nosso portfólio de produtos.

Voltar ao topo