Pequenas pausas podem aumentar a produtividade no trabalho

Publicado em

14 abril 2023

Pequenas pausas durante o expediente de trabalho podem aumentar a produtividade e ajudar no processo criativo, é o que apontam pesquisas recentes realizadas mundo à fora. Rotinas agitadas, repletas de reuniões e demandas exigem esforço e concentração contínuas, por isso, é comum perceber o cansaço de executivos e trabalhadores, além da falta de concentração e foco após longas jornadas de trabalho. Poucos minutos para alongar-se, tomar café ou espairecer contribuem positivamente não só para a produtividade, mas para o bem-estar do colaborador.

Por que é tão importante ter um tempo para as pausas?

Ter alguns minutos para descansar é sinônimo de foco, concentração e saúde. Durante as atividades de trabalho ou estudo é comum que haja momentos de hiperfoco, no entanto, o excesso de atividades pode ser prejudicial. Isso porque, durante esses períodos não há pausas para se alimentar ou beber água, atrapalhando até mesmo a saúde física do colaborador. A capacidade mental, por mais que esteja concentrada em executar as ações do dia a dia, também é afetada negativamente. A síndrome de esgotamento, ou Burnout, por exemplo, é causada pelo excesso de trabalho, ocasionando sintomas de exaustão extrema, de forma física e mental.

O momento de descanso proporciona qualidade de vida, mesmo que isso signifique 10 ou 15 minutos para a pausa do cafezinho. Durante esses momentos, o corpo e a mente relaxam, liberando hormônios essenciais para a boa manutenção do organismo humano. Além disso, trabalhar em excesso, sem ter pausas ou descansos, não significa ser produtivo. Isso porque, executar uma atividade com qualidade está longe da mesma proporção de executar várias atividades sem planejamento ou inteligência. Desfrutar o momento de descanso é liberar o estresse e o cansaço. Por isso, conversar com os colegas durante o expediente, fazer pausas para beber água, comer e até mesmo ir ao banheiro rendem mais foco e concentração.

Excesso de trabalho pode causar Burnout

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é resultado de excesso de trabalho onde as jornadas são longas e o ambiente é de pressão e grande responsabilidade. Esse tipo de desgaste é provocado também quando o profissional não acredita ser suficientemente apto para executar as tarefas demandadas, além de ser direcionado a atividades complexas e difíceis. Entre os sintomas mais comuns causados pelo excesso de trabalho estão dores de cabeça recorrentes, dificuldade para dormir e alimentar-se, alterações de humor, dores musculares entre outros.

O diagnóstico deve ser feito por especialistas, como psiquiatras e psicólogos, e requer tratamento. Apesar disso, a síndrome ainda é um tabu e a procura por ajuda acontece, na maior parte dos casos, quando o paciente já encontra-se com sintomas latentes.

Dicas de como melhorar as pausas durante o expediente

Para melhorar as pausas durante a jornada de trabalho e ajudar no descanso, promovendo a concentração e o foco, algumas práticas podem ser adotadas. Não existe tempo especifico para realizar as pausas no trabalho, no entanto, 15 minutos de intervalo são suficientes para alongar-se, respirar ar puro e tomar água, por exemplo. Por isso, evite acessar o celular durante esses momentos, aproveite a pausa para se distanciar dos eletrônicos e perceber o ambiente ao seu redor. Além disso, aproveite o momento para socializar ou conversar com os colegas, esses momentos auxiliam a dispersar energia e relaxar.

Aproveite os minutos de intervalo entre uma atividade e outra para se alimentar, dando preferência para lanches rápidos, leves e saudáveis. Isso porque, é muito comum que, durante o trabalho, o funcionário coma depressa, ou deixe de realizar as refeições para entregar demandas e cumprir prazos. Além disso, as atividades fora do trabalho são extremamente importantes para o cuidado contínuo da saúde. Por isso, exercitar-se, ter uma alimentação equilibrada e acompanhamento médico frequente auxilia na melhora, não só do trabalho, mas da rotina fora do escritório.

Conheça a linha Metropolitan e seus diferenciais que proporcionam bem-estar

A linha de imóveis que mescla unidades comerciais e residenciais de maior sucesso e consolidação no mercado imobiliário goiano, possui diferenciais exclusivos que destacam-se. Por isso, nos complexos imobiliários da linha Metropolitan é possível encontrar ambientes pensados para contribuir com o desempenho corporativo e com o bem-estar dos colaboradores.

No Metropolitan Bueno, a torre Chicago possui um espaço zen para a área comercial, assim, os trabalhadores podem relaxar entre uma reunião e outra. Além disso, o espaço já é entregue equipado e decorado e acompanha o visual elegante e clean para proporcionar melhor descanso para quem usufrui. Também conta com um ambiente de coffee break, ideal para socializar entre os colegas de trabalho, fazer reuniões mais dinâmicas e sem pressão, ou uma pausa para tomar café.

No Metropolitan Genebra, a última torre da linha no Jardim Goiás, o projeto apresenta uma sala de descanso para os colaboradores e quem trabalhará por ali. Assim, o ambiente conta com televisão para assistir um filme durante o intervalo ou almoço, além de poltronas confortáveis para ler, ou relaxar.

Sala de descanso – Metropolitan Genebra

Gostou da leitura? Aproveite e conheça também um pouco mais da história de Brasília.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail