Sustentabilidade: valorização e redução de impacto ambiental

Publicado em

4 agosto 2022

A sustentabilidade tem sido pauta pertinente na atualidade, principalmente por conta do uso deliberado dos recursos naturais. Por isso, muitas ações têm sido tomadas para diminuir o impacto da sociedade na natureza. A construção civil e o mercado imobiliário, como um todo, tem tentado se readequar a esse cenário, além de ser uma tendência mundial aliado a arquitetura, urbanismo e design de interiores.

Alguns itens de sustentabilidade que valorizam seu imóvel

Existem diversos projetos de sustentabilidade que podem ser aplicados na construção ou reforma de imóveis. Além disso, soluções simples como reciclagem, uso de água com consciência, reflorestamento, entre outras, podem contribuir com a redução dos impactos ambientais.

Painel Solar

O uso de energia solar está entre os recursos naturais disponíveis mais fáceis de serem utilizados durante a construção. O Brasil tem sido referencia mundial no uso de energia hidroelétrica, no entanto, esse tipo de energia pode apresentar muitas desvantagens para a natureza. Painéis solares podem ser uma solução para amenizar os impactos da usina para o meio ambiente, pois é um recurso muito abundante no Brasil, além de produzir menos efeito para a natureza. Isso porque, usinas podem representar risco para a sociedade, como possíveis desastres ambientais de desmoronamento e degradação ao seu redor.

Apesar do seu alto custo inicial, a manutenção desse tipo de fonte de energia é muito baixo. Os painéis solares duram em torno de 25 anos, e, somente após esse período, necessitam de troca. Esse tipo de recurso também aumenta o acesso a energia, já que pode ser instalado com facilidade em localizações onde a energia elétrica não consegue ser gerada por outras fontes. Uma das suas poucas desvantagens é que, diferente da energia gerada por hidroelétricas, os painéis solares produzem menos energia, por isso, geralmente são aliados os dois recursos simultaneamente.

Reuso e economia de água

O reuso de água é outra maneira de valorizar seu imóvel e se contribuir com a sustentabilidade. Todo o mecanismo que contribui para a reutilização da água é fácil de ser instalado e comprado. Geralmente, água de banhos, pias e máquinas de lavar são usadas com mais frequência, já que não possuem resíduos como fezes e urina. O aproveitamento é feito para lavar automóveis e residências, regar plantas e outras atividades, mas não deve ser consumida, pois não é potável. Existem inúmeras empresas que executam projetos especializados na reutilização dessa água, conhecida como água cinza, e eles podem ser incorporados em prédios e residências.

Projetos paisagísticos e vegetação

Uma das formas mais sustentáveis e menos trabalhosa de contribuir para a natureza é o uso de vegetação. Há muitos anos o uso de plantas tem se tornado uma parte da decoração, mas, esse uso pode contribuir muito positivamente para a valorização do seu imóvel, além de colaborar com o meio ambiente. As plantas são responsáveis pela produção de gases essenciais para a vida humana, além de contribuir com a temperatura, com o solo, com a umidificação, entre outros inúmeros benefícios. Por isso, usar a vegetação como parte da sustentabilidade é uma boa forma de valorizar seu imóvel ou empreendimento. Para a execução podem ser usados os mais simples recursos, como vasos e pequenas árvores, até mesmo projeto elaborado que envolva o paisagismo do jardim ou interiores.

Medidas de sustentabilidade adotadas pela EBM em seus empreendimentos

Pensando em reduzir o impacto ambiental da construção civil e contribuir para a sustentabilidade, a EBM adota algumas medidas no projeto de seus empreendimentos. Assim, existem sensores de presença nas escadas de emergia, garagens e halls para reduzir o uso de energia elétrica nessas áreas. Por isso, as luzes acendem apenas quando há pessoas transitando nesses locais. Além disso, lâmpadas de LED são instaladas por todo o empreendimento, com exceção das peças decorativas.

Para a economia de água, os sanitários instalados possuem caixa acoplada com sistema de vazão de 3 e 6 litros. Outro item que contribui para a redução do uso de água são as torneiras, elas possuem fechamento automático, caso ocorra algum incidente não há risco de desperdício. O projeto paisagístico também possui irrigação automatizada.

O EKO LifeStyle é um empreendimento projeto especialmente com foco na sustentabilidade e recursos naturais, por isso, seu projeto conta com inúmeros diferenciais. Em seu projeto, foram instaladas lixeiras especiais para a coleta, com destino para baterias e pilhas, direcionadas para o descarte correto, por exemplo. Além disso, possui as convencionais lixeiras de separação de cada tipo de resíduo com a cor correspondente, todo esse material é destinado para locais específicos para ser descartado. O residencial também possui sistema de filtragem de água para todo o condomínio. A garagem também possui sistema de carregamento para carros elétricos que reduzem a emissão de gases.

Gostou da leitura? Aproveite para conhecer nosso empreendimento EKO.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail