As atividades que contemplam o ESG já estão sendo desenvolvidas na EBM desde 2018, com projetos focados na comunidade, meio-ambiente e colaboradores da empresa. O Pilar Social, que é voltado para reestruturação de instituições que dão suporte às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; o Programa Empreitada, EBM Academy e Multiplicar e Construir, práticas ligadas à formação de colaboradores; ainda o EBM Talks, bate-papo lançado em 2023 que traz convidados do mercado imobiliário e fora dele, com histórias, insights e inspiração.
O Pilar Social, por exemplo, é um projeto formado por colaboradores voluntários que dedicam tempo e carinho em apoio à reestruturação de instituições voltadas ao suporte de crianças em vulnerabilidade social. Além disso, a ação prevê que, a cada unidade vendida dos produtos EBM, R$ 150 seja revertido em benefícios para instituições com foco educacional. No total, o projeto já arrecadou mais R$ 200 mil, beneficiando mais de 1.400 crianças em organizações como Ensinando a Abraçar, Creche Dona Filhinha, Creche Sonho Meu, Projeto Amar e Nave Sal da Terra.
Falando em educação, outras duas práticas estão ligadas à formação de colaboradores – o Programa Empreitada, voltado para área de produção, e o EBM Academy, dedicado aos que estão na área comercial. O Empreitada realiza palestras aplicadas às problemáticas sociais para ampliação do conhecimento profissional. Já o Academy promove workshops, cursos e treinamentos com facilitadores externos e internos, que compartilham temáticas técnicas e comportamentais.
A capacitação aos colaboradores também se estende àqueles que desejam aprender novas habilidades. O projeto Multiplicar e Construir entrega uma formação de três meses dentro do canteiro de obras, ministrada por um colega que já desempenha a função que se deseja aprender. Após treinamento e avaliação, caso o colaborador aluno esteja apto para exercer as novas funções, recebe o certificado, enquanto o colaborador professor, uma bonificação no valor de R$ 600,00.
Por fim, em 2023, foi lançado o EBM Talks, projeto que traz convidados do mercado imobiliário e fora dele, com histórias, insights e inspiração. O bate-papo cheio de experiências e conhecimentos está disponível em vídeo pelo YouTube, e já recebeu convidados como Lais Souza, ex-ginasta e artista plástica, Guilherme Blumer, estrategista de marketing imobiliário, e Juliana Meda, arquiteta responsável pelo decorado do The Sun.
Por Renata Vieira.