Cama posta: como deixar o quarto ainda mais aconchegante?

Não há nada mais aconchegante do que voltar para casa depois de um dia cansativo de trabalho e descansar em uma cama arrumada, macia e com lençóis recém-lavados. A cama…

Não há nada mais aconchegante do que voltar para casa depois de um dia cansativo de trabalho e descansar em uma cama arrumada, macia e com lençóis recém-lavados. A cama posta é uma das alternativas para transformar o quarto em um lugar ainda mais confortável e de aumentar o seu bem-estar. Além de melhorar a qualidade do sono, uma cama organizada também traz mais beleza ao ambiente. Que tal preparar uma cama arrumada para o seu quarto? Separamos algumas dicas de como tornar esse espaço mais confortável e aconchegante.

Como escolher que itens usar para a cama posta?

Antes de selecionar os itens que irão compor a decoração, priorize o conforto ao escolher os tecidos. Opte principalmente por materiais como o algodão, que deixam a cama macia e proporcionam um toque suave ao corpo de quem se deita sobre os cobertores.

Para a cama posta perfeita, digna de uma cama de hotel cinco estrelas, separe o que você deseja utilizar: desde lençóis, fronhas, travesseiros, almofadas e assim por diante.

cama posta com travesseiros da cor branca, cabeceira em azul e detalhes amadeirados do móvel lateral.

Para a composição perfeita, comece pelos lençóis que forram o colchão, sendo eles com acabamento em zíper ou elástico. Em seguida, escolha o lençol que irá cobri-lo, que geralmente não possui costura de fechamento e conta com um tecido mais leve e fino. Além disso, decida também as fronhas dos travesseiros que combinem com o jogo de lençóis. Para as fronhas, priorize as que protejam o travesseiro e outras para decorá-lo. Outros itens podem ser adicionados sobre o leito, como mantas e cobertas, colchas e almofadas.

Prefira travesseiros e colchões macios

Assim como cobertores e lençóis, a escolha dos travesseiros é essencial, não apenas para a estética do ambiente, mas também para o conforto do sono. Prefira travesseiros e almofadas macios; a qualidade e a textura são primordiais para a postura e para o pescoço. O tamanho do travesseiro deve ser proporcional não somente à cabeça, mas também ao tronco e ao corpo.

Existem opções no mercado fabricadas com penas, que podem desencadear reações alérgicas com maior facilidade, mas são macias; e de espuma, que, além de serem mais estruturadas para a decoração, são mais confortáveis. A mesma dica vale para a escolha do colchão.

Crie camadas entre os lençóis

As camadas da cama posta aumentam o nível de maciez e conforto, trazendo a sensação também para o visual do ambiente. Para criar camadas, use dobras entre um lençol e outro ou use texturas diferentes; isso fará com que o leito fique fofo. Outra dica para aumentar a sensação de conforto está em dobrar o lençol usado para se cobrir sobre o edredom, ou ainda dobrar a manta algumas vezes. Edredons grossos e cobertores são boas opções para afofar ainda mais o colchão.

Combine cores e texturas entre cama e ambiente

A escolha do enxoval deve harmonizar com a decoração do ambiente, transmitindo equilíbrio e suavidade para o quarto. Por isso, ao preparar os lençóis, cobertores, travesseiros e demais itens, selecione cores que reflitam a personalidade do espaço também para a cama. As cores podem variar de acordo com o estilo de decoração, mas se o ambiente já possuir muitas informações, prefira tons neutros. Caso contrário, sinta-se à vontade para abusar das cores. Outra opção é dar prioridade às texturas, pois tecidos diferentes também agregam valor e personalidade ao quarto.

Cama organizada é sinônimo de bem-estar

Bem-estar, conforto e aconchego são algumas das sensações que uma cama arrumada e quarto organizado podem transmitir. Além disso, diminui a sensação de bagunça, promovendo a tranquilidade do ambiente. Organizar a cama também ajuda a reduzir a sujeira nos colchões e travesseiros, o que contribui para aumentar a durabilidade e a qualidade desses itens.

Leia mais sobre dicas de decoração em nosso blog.

Voltar ao topo