Como otimizar espaço e elaborar o projeto dos móveis planejados

Depois da compra do imóvel, outros detalhes se tornam importantes, como a decoração, a elaboração do projeto e a escolha dos móveis. O segredo para aproveitar os espaços e otimizar…

Depois da compra do imóvel, outros detalhes se tornam importantes, como a decoração, a elaboração do projeto e a escolha dos móveis. O segredo para aproveitar os espaços e otimizar os ambientes é planejar a execução. Por isso, ao optar por desenvolver o mobiliário, algumas dicas são essenciais. Além disso, optar por móveis planejados também permite que os cômodos de casa tenham mais estilo pessoal e a personalidade dos moradores. Com o projeto, as necessidades por mais espaço e aproveitamento são atendidas.

Principais vantagens de ter móveis planejados em casa

Para aproveitar cada ambiente do seu novo lar, projetar os móveis pode ter mais benefícios do que apenas otimizar os espaços.

Valorização do imóvel

Os móveis planejados atribuem ainda mais valor ao imóvel, caso haja a possibilidade de mudança para aluguel ou venda. Isso porque, esse tipo de projeto permite que o proprietário atenda às necessidades, pense em sua funcionalidade no dia a dia, além de escolher bons materiais, com qualidade e durabilidade. Portanto, todos esses aspectos agregam valorização, seja ela de curto, médio ou longo prazo.

Aproveitamento de todos os espaços disponíveis

O aproveitamento dos espaços é um dos principais benefícios, quando se trata da execução do projeto de móveis planejados. Assim, durante o planejamento, o projetista consegue visualizar, de acordo com as necessidades dos moradores, como aproveitar cada espaço disponível em cada ambiente. Além disso, prioriza a praticidade do dia a dia e a funcionalidade de cada mobiliário para a família. Pequenos detalhes conseguem aumentar o uso dos espaços inutilizados, como pequenos gaveteiros, prateleiras, prendedores e outros elementos.

Bom custo x benefício

Inicialmente, o valor dos móveis planejados pode diminuir o interesse por executar um projeto tão elaborado. No entanto, se pensado a longo prazo, esse valor pode ser bem aproveitado. Além disso, os móveis planejados diminuem os custos com a compra de vários itens ou reparos para se adequarem aos ambientes de casa.

Dicas que podem ajudar a escolher os móveis planejados

Para criar ambientes sob medida e personalizados para cada tipo de morador é essencial fazer boas escolhas, desde os materiais dos móveis, até os detalhes menores, como os puxadores.

Analise os materiais: a qualidade e a durabilidade de cada um

Ao escolher os materiais dos moveis, escolha matérias-primas que tenham alta durabilidade, assim, o gasto com manutenção se torna menor quando comparado a longo prazo. Além disso, a durabilidade permite que, em uma possível venda ou aluguel do imóvel, o mobiliário possa ser aproveitado pelos novos moradores.

Defina um orçamento

É essencial ter um orçamento definido para a execução do projeto de móveis planejados. Essa parte do planejamento é essencial para traçar as prioridades, entre quais móveis serão elaborados, o tipo de material utilizado ou qual ambiente receberá o mobiliário devem constar no orçamento. Além disso, estabeleça um valor para imprevistos.

Pense nos detalhes dos móveis planejados

Tratando-se do planejamento dos móveis, até os detalhes menores devem ser discutidos. Portanto, pense em puxadores, pés de mesas e cadeiras, tipo de estofado e madeira do projeto. Outros detalhes também fazem diferença, as dobraduras, o tipo de acabamento, corrediças e muitos outros.

Estabeleça prioridades

Defina por onde começar o projeto e o ambiente prioridade. Ambientes como a cozinha e os quartos, geralmente, são espaços comuns com planejamento de móveis. Isso porque, os armários para esses cômodos são essenciais para a comodidade e a praticidade do dia a dia.

Busque inspirações

Durante o planejamento, além do apoio de um profissional para executar o projeto, busque inspirações que conversem com seu estilo pessoal. Dessa forma, os ambientes transmitirão ainda mais personalidade e características da família. O mobiliário, além de funcional, precisa estar alinhado ao estilo, por isso, os móveis planejados são boas opções para realizar o projeto de acordo com os gostos pessoais e a praticidade do que se propõem.

Confira outras leituras sobre decoração.

Voltar ao topo