Estilo industrial: dicas e inspirações para a decoração

Famoso na cidade de Nova York, o estilo industrial de decoração surgiu por volta do início do século XX, com a ascensão do crescimento populacional na região. Por isso, durante…

Famoso na cidade de Nova York, o estilo industrial de decoração surgiu por volta do início do século XX, com a ascensão do crescimento populacional na região. Por isso, durante esse período, era comum a busca por residenciais que, muitas vezes, haviam abrigado indústrias e fábricas antes de tornarem-se lofts ou apartamentos. Com a ocupação por moradores, esses espaços ganharam adaptações e transformaram-se em habitações residenciais. No entanto, não perdiam a essência de fábricas, com tubulações aparentes, metais expostos, canos e tijolos. Posteriormente, essas características transformaram-se nas principais particularidades e referencias do estilo industrial.

Principais características do estilo industrial

Tijolos aparentes

Marca registrada desse estilo de arquitetura e decoração, os tijolos de barro aparente remetem ao rústico das fabricas. Paredes sem acabamento são comumente encontradas em imóveis com essa temática. Além disso, os tijolos à vista também agregam um pouco mais de aconchego aos ambientes, além do conforto térmico. Atualmente, existem papéis de parede que imitam esses itens, além de outros componentes feitos de gesso e argila. São ótimas opções para ambientes como salas e podem ser combinados a elementos como plantas em tons verde escuro e metais no cinza e no preto.

Canos, vigas, tubulações e metais no geral

Os detalhes da construção são bastante explorados neste estilo de decoração. Itens como canos, vigas, tubulações e metais aparecem em imóveis industriais. Essas peças arrematam composições modernas e trazem o ar urbano para os ambientes. Geralmente, as peças expostas possuem destaque na decoração e são pintadas com tonalidades neutras, porém marcantes, como o preto, por exemplo. Apesar disso, as vigas e os metais devem estar equilibrados com o resto da decoração, pois já possuem bastante destaque nos cômodos.

Uso recorrente do concreto e do cimento

O uso do cimento queimado liso e do concreto robusto também são marcas do estilo industrial. Como a proposta de decoração neste estilo tende a valorizar elementos rústicos, o cimento traz o aspecto urbano para a decoração interna. A tonalidade pode variar, atualmente, misturas de tintas e argamassas conseguem traduzir em pisos e paredes os detalhes desse estilo. Além disso, podem ser encontrados como papéis de parede e revestimentos.

Cores predominantes do estilo industrial

Para esse estilo de decoração, a escolha das cores é fundamental. Cores neutras, como o bege, marrom, preto, branco e cinza são boas combinações entre si e com o resto da decoração. São opções sóbrias, mas que podem ser combinadas ao verde, vermelho e outros tons vibrantes sem tomar o seu destaque.

Inspirações simples de decoração no estilo industrial

O estilo industrial, assim como o minimalista, dispensa o uso de itens que não são práticos, poluem, ou atrapalhem a dinâmica dos espaços da residência. Por isso, dê preferência a itens que são funcionais no dia a dia da casa e que, ao mesmo tempo, sejam parte da decoração.

Fonte: Freepik

O cimento queimado é uma das principais marcas do estilo industrial de decoração. Além disso, a aplicação da textura é simples, alguns materiais não necessitam de auxílio profissional. Esse tipo de pintura ou piso possui a possibilidade de utilização em ambientes como salas, quartos e escritórios. A manutenção é simples, requer apenas o uso de materiais de limpeza adequados para pisos ou paredes. Ademais, transmite as características urbanas e rústicas da proposta desse estilo.

Fonte: Freepik

Estofados em couro combinam com esse estilo, além de duráveis. Móveis com esse tipo de material são opções elegantes para ambientes como salas e escritórios. Além disso, tons como o marrom, caramelo, cinza e preto são as melhores opções para combinar com os ambientes e outros elementos que fazem parte da decoração.

Fonte: Freepik

Vegetações em tons escuros trazem mais aconchego aos ambientes. Por isso, ao decorar, prefira vasos com plantas como costela de adão, marantas, pacovás e outras espécies semelhantes. Além disso, paredes vivas, mesmo com folhagens artificiais, são itens de decoração que harmonizam com o estilo industrial quando combinadas a elementos como o concreto.

Fonte: Freepik

Gostou da leitura? Aproveite também para ler sobre o estilo de vida minimalista.

Voltar ao topo