Marrom: tendência atemporal, neutralidade e muito mais

Publicado em

18 agosto 2023

A decoração de ambientes na cor marrom tem conquistado espaço e sido tendência. A tonalidade é encontrada com facilidade na natureza. A combinação entre o clássico e a modernidade pode compor uma decoração sofisticada, quando bem projetada. Por isso, separamos tendências de combinação de marrom que podem ser implementadas no projeto de interiores e arquiteturas da sua casa ou apartamento.

Fonte: Freepik

Antes de iniciar o projeto de decoração, defina a cartela de cores do projeto. O marrom, apesar de neutro, pode ser uma cor difícil de combinar de acordo com a decoração do ambiente. Por isso, é importante planejar quais cores usar, que móveis ou itens terão a cor escolhida. Para facilitar, defina a paleta de cores de decoração e, em seguida, os tons coadjuvantes que irão compor o espaço.

Decoração marrom em tendência

Os tons de marrom e castanho, no geral, podem ser excelentes opções para a decoração dos ambientes, tanto nos espaços externos, como nos internos. Isso porque, a cor marrom, amplamente presente na natureza, é capaz de transmitir sobriedade, segurança e confiança, ao mesmo tempo que conecta os espaços ao conforto e à sofisticação quando combinada com outras cores. Além disso, no Feng Shui, essa tonalidade é considerada como uma das cores intimamente ligadas à prosperidade. A cor é capaz de provocar a sensação de aconchego, sendo frequentemente utilizada em decorações de estilo rústico. O marrom, assim como outras cores neutras e sóbrias, pode ser combinada com outras cores fortes, como o azul, o verde, ou o rosa.

Tons que não saem de moda

Encontrado predominantemente em mobiliário de madeira, os tons castanhos são sempre tendências atemporais. Alguns podem ser combinados com maior facilidade; por isso, são usados com maior frequência em projetos de interiores. Confira algumas tonalidades versáteis para a decoração:

  • Marrom escuro: a tonalidade escura, seja fosca ou brilhante, pode ser combinada na decoração com peças em tons frios e mais claros, o que aumenta o contraste e destaca a peça mais escura no projeto. Além disso, essa escolha contribui para transmitir sofisticação e elegância ao ambiente.
  • Marrom castanho: desde à pintura, até os moveis, o marrom castanho é uma das principais cores encontradas em objetos de madeira. O tom transmite equilíbrio, neutralidade e conforto. Pode ser combinado à inúmeras cores, desde tons mais quentes, aos frios.
  • Marrom acinzentado e bege: o tom marrom mais claro pode ter variações do bege ao acinzentado, podendo ser usado em decorações mais leves. São ótimas combinações para a pintura de quartos e salas.

Como combinar o marrom com outras cores na decoração?

Tons terrosos e pastéis

O marrom pode ser combinado com outros tons terrosos, como o terracota, vermelho, laranja e amarelo; além disso, tons como rosa pastel fazem ótima combinação com o castanho da madeira.

Combine com branco

Se você está com medo de arriscar em cores mais fortes, invista no branco. A neutralidade da combinação traz ainda mais sofisticação aos ambientes. Assim como o branco, o bege e o creme também são ótimas apostas. Essas cores, quando alinhadas, transmitem os conceitos de contemporaneidade e minimalismo.

Use preto

Uma combinação impactante para quem deseja agregar mais personalidade ao projeto de decoração. Portanto, se a ideia de decoração é voltada para o aspecto industrial, aposte em cores escuras, como itens em marrom e preto, seja em móveis ou elementos impactantes. Além disso, o verde também pode ser utilizado como contraponto na decoração, trazendo cor e equilíbrio.

Invista no marrom e verde

O verde é uma das cores que mais combina com a decoração em marrom, pois está presente na natureza e é fácil de complementar com móveis em madeira e couro. Essa combinação transmite aconchego sem sobrecarregar os ambientes, além de trazer leveza e equilíbrio.

Confira mais sobre decoração.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail