Minimalismo: conhecendo um pouco desse estilo fluído e clean

Uma tendência elegante e que usa da simplicidade na decoração, na arquitetura e no estilo de vida, assim é o minimalismo. Compreende-se esse estilo pelo “menos é mais”, desde os…

Uma tendência elegante e que usa da simplicidade na decoração, na arquitetura e no estilo de vida, assim é o minimalismo. Compreende-se esse estilo pelo “menos é mais”, desde os objetos até as cores em tons mais sérios e sóbrios. Além disso, os ambientes são fluídos, com poucos itens, mas que são considerados práticos e funcionais. Com esse estilo, a ideia é diminuir o que é excessivo e dispensável.

Origem do minimalismo

No inicio dos anos 1950, Nova York era considerada a cidade com mais influência artística do mundo, sendo a principal referência para as artes plásticas. Durante esse período, a cidade cosmopolita tornou-se palco de movimentos artísticos marcantes, como a arte pop de Andy Warhol, além de outras expressões, como a arte abstrata, o construtivismo e muitas outras. Em contrapartida, o minimalismo nasceu opondo-se a essas referências. Assim, nessa época, o conceito de minimalismo apegava-se a formas e recortes geométricos, cores mais sólidas, se distanciando de outros movimentos coloridos, abstratos e com formas indefinidas. A origem do termo nasce, então, do Minimal Art, movimentos que utilizavam poucos recursos, diminuindo excessos, idealizado principalmente pelos artistas Ad Reinhardt, Jasper Johns e Frank Stella.

Decoração com estilo minimalista

O minimalismo é um conceito atemporal, por isso, nunca sai de moda, pelo contrário, ele se renova de acordo com as tendências mundiais, seja na moda, na arte, na música, na literatura, na arquitetura ou na decoração. Algumas dicas podem ajudá-lo a aplicar o minimalismo na decoração de casa.

Repense o que é essencial

O conceito do minimalismo é valorizar o que é funcional, prático e essencial. Por isso, repense a utilidade de cada objeto, móvel, ou item que está disposto na decoração de casa, valorizando aquilo que representa funcionalidade. Remova itens que não apresentam uso há algum tempo, venda ou troque por objetos que farão mais sentido à decoração de casa. Repensar as decisões no momento de compra não favorece apenas a decoração em si, mas a economia e o consumo movido apenas pelo desejo.

Dê preferência à itens práticos

Ao começar o projeto de decoração, priorize objetos práticos para o dia a dia. Isto é, escolha itens que são fáceis de higienizar, que não ocupem espaços que podem ser aproveitados, ou substitua os que não têm funcionalidade no dia a dia.

Desfrute das sensações que o ambiente pode te oferecer

Para o minimalista as experiências são mais válidas do que ter uma grande quantidade de itens. Por isso, as sensações que o ambiente pode oferecer é mais importante do que a estética carregada, itens que trazem conforto, equilíbrio e tranquilidade são a prioridade desse tipo de estilo decorativo.

Cores predominantes no minimalismo

As cores neutras são, predominantemente, usadas nos ambientes minimalistas. Por isso, é comum perceber uma tendência no uso de tons como o cinza, branco, bege, preto e suas variações. Apesar disso, é possível ter outros pontos de destaque, como vasos de plantas ou flores, quadros, esculturas e outros objetos coloridos. Assim, desde que a base da decoração seja branca, é possível brincar com as cores e deixar os ambientes mais elegantes e sóbrios sem perder a personalidade dos tons acesos.

Minimalismo e suas vantagens

O minimalismo também é uma tendência de estilo de vida, muito além da moda, da arquitetura, ou da decoração. A adoção do minimalismo no dia a dia pode representar muitos benefícios, como:

  • Escolher bons itens pode representar menor custo no dia a dia com manutenção ou reparos, pois possuem maior durabilidade.
  • Viver em um ambiente sem distrações visuais carregadas de informação e cores promove a redução de estresse e ansiedade, um espaço clean e confortável permite que você relaxe e descanse.
  • Com o minimalismo, a presença de plástico e resíduos descartados no meio ambiente é menor. Isso porque, o consumo e a demanda de compra é menor.
  • Em um ambiente minimalista, você consegue perceber o seu redor e aproveitar as sensações, desde o toque do tecido de uma poltrona ou a visão agradável que as cores transmitem.
  • O minimalismo permite que você foque no que é realmente essencial e indispensável para o dia a dia.

Conheça o The Sun

Em projeto exclusivo, executado pela arquiteta Juliana Meda, o apartamento modelo do The Sun tem detalhes minimalistas, com cores sóbrias, ambientes fluídos e que despertam as melhores sensações. Tudo foi pensado para que haja sintonia entre os espaços e a conexão desperte o conforto e a interação familiar. O projeto com a vista mais bonita do sol, em Goiânia, pode ser visitado na torre do empreendimento, localizado no Setor Oeste.

O que achou da leitura? Leia mais sobre decoração em nosso blog.

Voltar ao topo