Plantas para apartamento: espécies fáceis de cuidar

Plantas para apartamento: espécies fáceis de cuidar

Publicado em

14 novembro 2022

As plantas podem deixar a sua casa ainda mais agradável, seja por compor a decoração, ou pelos benefícios que elas trazem. Existem plantas para apartamento que se adaptam melhor ao espaço reduzido, que não necessitam de rega ou luz constante. Por isso, separamos algumas dicas e espécies para cultivar em casa, sem dificuldade em mantê-las saudáveis.

Benefícios ao cultivar plantas no apartamento

Além da beleza e seu uso na decoração, as plantas possuem benefícios, tais como ajudar na climatização e controle de umidade dos ambientes, reduzir efeitos da poluição no ar, ajudam a relaxar, trazer cor e vida.

Plantas umidificam e purificam o ar

Plantas são capazes de purificarem o ar, reduzindo alguns dos efeitos causados pelos gases liberados na natureza. Além disso, com o processo natural de fotossíntese, transformam gás carbônico em oxigênio. Durante a fotossíntese, as plantas produzem gotículas de água, que umidificam e climatizam o ambiente, tornando-o mais fresco e agradável. Algumas espécies como a espada-de-são-jorge, a hera e as jiboias são ótimas opções para purificar e umidificar o ar.

Plantas para apartamento trazem sensação de bem-estar e melhoram a saúde

Ter plantas no apartamento pode ir além da decoração, elas são capazes de trazer sensação de bem-estar e até melhorar a saúde. Elas podem contribuir para a tranquilidade, seja por conta das suas cores, pelos perfumes que exalam, ou até os momentos de cuidado que proporcionam. Cuidar das plantas no dia a dia pode diminuir o estresse e o nível de adrenalina. Por isso, regar, cuidar da terra e dos vasos, colocá-las no sol vai além da beleza que elas proporcionam como decoração.

Compõem a decoração com cores, tamanhos e texturas

Existem inúmeras espécies de plantas para apartamento que se adaptam ao ambiente com menos luzes, ou espaços menores, mas é fato que elas podem compor como elementos de decoração, desde que bem cuidadas.

Melhores plantas para apartamento

Cactos

Cactos são plantas para apartamentos que, além de versáteis, são resistentes e não requerem cuidados constantes. Podem ser cultivados em espaços reduzidos e possuem tamanhos variados, além de algumas espécies florescerem durante determinados períodos do ano.

Suculentas

Assim como os cactos, as suculentas são plantas resistentes. Existem espécies exóticas de suculentas, inclusive de cores em tons azuis, como a senécio. Elas podem compor a decoração, desde as mais tradicionais, até as mais diferentes.

Peperômias

As peperômias são ótimas plantas para apartamento, pois, além de menores, se adaptam a pouca luz. Além disso, possuem um visual bastante atrativo para a decoração, suas folhas lembram o aspecto das melancias.

Bambu

O bambu, apesar do seu porte, pode ser cultivado em apartamento. Tradicionalmente plantado em áreas externas, o bambu se adapta a vasos menores e a luz indireta. No entanto, requer atenção constante, pois é uma planta delicada. Por isso, sua rega deve ser feita semanalmente e de forma cuidadosa, o solo não deve ser encharcado, mas bem umedecido. Apesar disso, pode ser cultivado próximo as janelas, sem precisar receber luz direta. É uma planta delicada e que compõe decorações mais tradicionais e minimalistas.

Lírio-da-paz

Um tipo de flor delicada, o lírio-da-paz é uma planta muito comum no Brasil. Entre suas características estão o tamanho, que não chega a um metro de altura e é ótima para ambientes internos. Além disso, pode ser cultivada em ambientes com pouca incidência de luz. No entanto, necessita de regas regulares e pouco espaçadas, de três a quatro vezes por semana.

Cuidados com as plantas para apartamento

Antes de escolher as espécies de plantas para o seu apartamento, é preciso considerar as necessidades de cada uma e o que você pode oferecer para mantê-las saudáveis e viçosas. Por isso, esteja atento a iluminação e as regas de cada uma.

Iluminação

Todas as espécies precisam de luz, mesmo que a incidência não seja constante. Isso porque, a luminosidade é responsável pela fotossíntese, processo biológico que mantém as plantas vivas e, consequentemente, saudáveis. Ao escolher qualquer planta, tente mantê-la em ambientes iluminados, mesmo que isso signifique colocá-las na luz indireta.

Rega

Assim como a iluminação, as plantas necessitam de agua para manterem-se saudáveis. Por isso, antes de escolher qualquer espécie, certifique-se que a frequência de rega seja atendida. Lembre-se de que o solo não deve ser encharcado e o nível de água deve ser respeitado.

O que achou do post? Confira também como contribuir com a sustentabilidade.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail