Viva Magenta: a cor do ano de 2023 pela Pantone

Publicado em

17 fevereiro 2023

Anualmente, estudos são feitos para traçar tendências, inclusive de cores, por isso a Pantone, referência mundial em pesquisa de estilo e cores, lançou a cor do ano de 2023, o Viva Magenta. O tom avermelhado e vivo traz a referência para a energia e o vigor. Além disso, é considerada pela Pantone como a cor que representa a coragem e exuberância, celebrando com alegria e otimismo o ano de 2023.

Esse tom é a aposta do ano para a moda, decoração e interiores, seu contraste pode ser explorado em texturas, tecidos e nos mais variados itens. Além disso, foi elaborada para ser aplicada para além dos itens físicos. Por isso, é um tom que pode ser representado no meio digital, ou no metaverso, em ascensão em 2023.

Como a cor do ano é escolhida?

Pantone Color Institute é referência mundial, por isso, a escolha da cor do ano envolve processos tecnológicos e muitas pesquisas. Assim, o instituto possui especialistas que conduzem pesquisas durante o ano todo, elas não se baseiam em gostos pessoais, mas elementos da natureza, principalmente, são as referências para a definição deste tom. Os dados que baseiam as pesquisas também são retirados de feedbacks de grandes nomes do design e da moda, que elencam os principais tons usados em construção de marca e suas aplicações.

Um fator relevante, e que contribui de forma rica para a pesquisa das cores, é a localidade de cada um dos especialistas. Com os profissionais dispostos geograficamente em regiões diferentes colabora para a seleção das tendências mundiais. Além disso, é possível criar a cor do zero até que ela atinja o tom exato da mensagem a ser transmitida pela Pantone. Durante o processo de criação, além do tom escolhido, o nome da cor também é importante. O Viva Magenta, por exemplo, consegue transparecer a ideia daquilo que representa: boas vibrações, energia, alegria e otimismo.

Inspirações do Viva Magenta para a decoração

O tom avermelhado, apesar de vivo e exuberante, carrega a sobriedade e elegância, por isso, pode ser aplicado na decoração com bastante versatilidade. De pequenos objetos, até móveis e texturas em paredes, o Viva Magenta pode tornar o ambiente ainda mais alegre.

Viva Magenta em paredes internas

Implementa-se essa tonalidade em ambientes internos que estão apagados ou com pouca vida. Basta aplicar a coloração em uma parede que pretenda dar destaque, assim, o ambiente não fica carregado. Além disso, outra sugestão de aplicação é usar a tinta em apenas uma parte da parede, pequenos elementos, ou meia parede são ótimas opções para trazer elegância e expressão.

Móveis como ponto de destaque

O Viva Magenta pode ter ainda mais destaque, de formas sutis, em móveis, por exemplo. Sofás e poltronas são opções para atrair pontos de cor na decoração, além de permitirem a troca de lugar e novos arranjos. O mobiliário, quando unido ao contraste clean do restante dos itens de decoração, agrega ainda mais aconchego e conforto. Além disso, o tom orna bem com itens de texturas naturais como madeira e vegetação.

Tapeçaria, almofadas e mantas

Se você não quer investir em mobiliário ou trocar o tom de cor da parede, elementos como tapeçarias, jogos de lençóis e almofadas podem trazer a cor do ano para dentro de casa de forma mais econômica e simples. Ao utilizar esses itens, mescle com tons claros ou cores complementares. Texturas também são bem-vindas para compor a decoração com Viva Magenta.

Cores complementares para usar com o Viva Magenta

Algumas cores compõem bem com o Viva Magenta, apesar disso, o tom avermelhado pode representar um pouco de dificuldade. Por isso, a Pantone também indica outras cores que podem ser usadas juntas com o tom avermelhado da cor do ano de 2023. O Corniso Pálido, Campos de Centeio e Plein Air são ótimas opções para complementar a decoração. As cores indicadas são sutis, mas outros tons vivos como o verde, amarelo e violeta, apesar de tons fortes, casam bem na decoração.

O que achou do post? Confira outras dicas de decoração em nosso blog.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail