Brasília: nascimento e construção da capital do país

Brasília tornou-se capital brasileira em 1960, antes desse período a sede oficial localizava-se no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, existiam discussões governamentais para mudá-la de região, ocasionada principalmente…

Brasília tornou-se capital brasileira em 1960, antes desse período a sede oficial localizava-se no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, existiam discussões governamentais para mudá-la de região, ocasionada principalmente pela ameaça de vulnerabilidade em relação ao litoral carioca.

Como Brasília foi idealizada

A nova capital do país era idealizada há anos, mas tornou-se real durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Isso porque, existiam algumas discussões a respeito da segurança da capital do Brasil, antes no Estado do Rio de Janeiro, estar próximo ao litoral. A característica litorânea poderia ser um facilitador de possíveis invasões e vulnerabilidade. O projeto da construção da capital foi instituído, então, em 1956. Dessa forma, a transferência da capital seria feita após a sua construção, realizada por nomes tradicionais da arquitetura e do urbanismo brasileiro, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

O trabalho de construção da nova capital deveria ser entregue em 1960, quatros anos após o projeto ser aprovado pelo governo. Além disso, com traços modernistas e a assinatura dos maiores nomes brasileiros para o cenário, foi executada em tempo recorde. A capital também recebeu o apoio de trabalhadores de todo país, mas, principalmente, de mão de obra nordestina. Além disso, os trabalhadores da construção da capital ficaram conhecidos como candangos. Ao todo, o projeto levou cerca de 40 meses para ser finalizado com todas as suas dependências, incluindo prédios, vias, serviço de água e tratamento de esgoto, além da criação do Lago Paranoá.

Infraestrutura de Brasília

A capital federal do país possui características especificas em relação a sua infraestrutura. Sendo assim, o Plano Piloto da cidade é dividido entre Asas Sul e Norte. Além disso, as cidades menores estão localizadas cerca de 10 a 20 quilômetros de distância do ponto principal da capital, elas são conhecidas como cidades administrativas ou cidades satélites. A cidade foi planejada para ter fácil acesso entre ruas e avenidas, além de serviços de transporte modernos que ligam a cidade de um ponto a outro.

Símbolo cultural

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, conforme o cronograma previsto desde a sua concepção. Atualmente, a capital do Brasil é povoada por mais de 3 milhões de pessoas, segundo o senso de 2021 pelo IBGE. A expansão de seu território foi povoada por multiculturas de todo país, mas principalmente mineiros e nordestinos, que estiveram na sua construção e fincaram raízes. Por isso, a cidade apresenta vários sotaques, culturas e cores diferentes. Em 1987, a UNESCO reconheceu a capital do Brasil como Patrimônio Mundial por conta de todo o seu projeto, execução e monumentaidade. Além disso, a capital também se destaca pela música, com os ritmos rock e rap. Festivais de cordéis também acontecem com frequência, esse movimento artístico tem forte influência nordestina de seus habitantes.

Conheça o residencial Vida Samambaia

Após dez anos do último lançamento na capital do país, a EBM lança no primeiro semestre de 2023 o Vida Samambaia, um residencial completo para quem deseja viver bem em Samambaia. O projeto conta com unidades de 2Q e condomínio entregue com área de lazer composta com o que há de melhor para os momentos em família. O residencial está localizado próximo a 2ª Avenida Norte, ao Instituto Federal de Brasília, ao Hospital Regional e muitas outras conveniências que facilitam o dia a dia.

Localização do Vida Samambaia

Conheça o plano de pagamento personalizado, com entrada facilitada, financiamento pela Caixa Econômica Federal e uso do FGTS.

O que achou da leitura? Conheça também a história de São Carlos.

Voltar ao topo