Como se preparar para as obras ou a reforma de casa

Publicado em

15 dezembro 2022

Está pensando em construir ou reformar? Antes de começar, é importante se planejar. Essa etapa requer colocar tudo que é necessário na ponta da lápis, desde os materiais, o tempo e a mão de obra. Algumas dicas são essenciais para quem está programando começar a reforma no início do ano, separamos algumas para te ajudar nesse processo.

Como se planejar?

Comece pelo orçamento da obra

O orçamento é uma das partes essenciais durante a obra. Se você planeja construir ou reformar, faça o orçamento, principalmente, dos materiais que planeja usar. Nessa etapa, é interessante ter o apoio de um profissional, assim ele pode ajudá-lo a escolher cada item. Faça uma pesquisa de valores antes de fechar qualquer compra de materiais de construção. Além disso, pode ser interessante colocar um valor para despesas não previstas, como uma reserva de emergência. Assim, caso aconteça imprevistos, você terá uma parte guardada para isso.

Tenha um projeto para a reforma

Para planejar melhor a reforma ou a construção da sua casa, ter um projeto pré-estabelecido pode ser interessante. Existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo durante a reforma, mas contratar um profissional é o melhor caminho. Por isso, arquitetos e engenheiros são bem-vindos, além de traçarem as suas necessidades, permitem que você economize em material e tempo.

Acompanhe a reforma de perto

Mesmo que você escolha por sair de casa enquanto a reforma acontece, priorize estar perto sempre que possível. Além de contratar profissionais para te ajudar, estar perto garante que a obra saia conforme o seu planejamento e evita que haja menos transtornos. Permanecer presente pode evitar muitos erros e frustações futuras.

Analise cada ambiente que será reformado

Ao realizar obras ou reforma, analise individualmente cada ambiente. Feito isso, dê prioridade para danos estruturais, isso porque, eles podem ficar mais evidentes após o período de construção, colocando em risco os materiais utilizados e todo o orçamento. Rachaduras, infiltrações e problemas elétricos devem ser solucionados antes da pintura ou montagem dos móveis, por exemplo.

Não faça mais do que o seu tempo e bolso podem pagar

Ter vontades que extrapolem seu tempo e dinheiro podem prejudicá-lo ao final da reforma. Tenha em mente exatamente quanto tempo e qual seu orçamento desprendido para fazer melhorias na residência e mantenha-o até o final. Quanto melhor for o planejamento, melhor será a conclusão da obra. É essencial ter prazos bem definidos, escolher os profissionais que atuarão e os materiais utilizados.

Tenha um plano de reforma reserva

Um plano B pode salvar sua obra de imprevistos, mesmo que eles aconteçam. Faça uma lista de mais de um profissional, assim, caso algum pedreiro falte, você pode substituir a mão de obra, isso fará com quem seu cronograma não se atrase. Assim, antes que os problemas aconteçam, imagine que eles podem surgir. Por isso, tenha mais de uma alternativa para cada necessidade durante esse processo.

Dicas simples para reformar sem gastar muito

Decoração

Se você está pensando em dar um toque especial em casa e quer investir pouco por conta do orçamento, mude a decoração. Pequenos detalhes como quadros, vasos e outros objetos podem dar ainda mais vida para a casa, sem comprometer seu orçamento.

Renove a pintura dos ambientes

Pintar as paredes pode trazer mais vida aos ambientes, além de esconder pequenas manchas de sujeiras ou desgastes do tempo. Escolha tons que converse com os móveis que você já tem em casa, ou adote tons mais sóbrios e neutros, assim a chance de errar é menor. Pode ser interessante criar uma paleta de cores, assim a escolha se torna ainda mais assertiva.

Inclua plantas na reforma

Plantas tem ótimo custo-benefício, por isso, são ótimas opções para a decoração de casa. Escolha espécies que se encaixem na sua rotina e ao seu lar, isso também pode evitar que elas morram ou que não conversem com a decoração do espaço. Algumas plantas são comuns em ambientes fechados, como cactos, suculentas, jiboias, além de terem o tamanho ideal para espaços como salas e quartos.

O que achou da leitura? Visite nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos como este.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail