Living: tendência de arquitetura para ambientes espaçosos e integrados

O conceito living tem conquistado cada vez mais projetos de arquitetura, por trazer ao lar um espaço para socialização entre família e amigos. O living se define como ambientes amplos…

living

O conceito living tem conquistado cada vez mais projetos de arquitetura, por trazer ao lar um espaço para socialização entre família e amigos. O living se define como ambientes amplos e integrados entre sala, cozinha e sala de jantar.

Como planejar um ambiente com conceito living

Os ambientes com a proposta living podem ter as mais variadas configurações na residência, seja entre a sala de estar e jantar, ou apenas um ambiente que una sala de estar com cozinha. Além disso, essa reformulação de ambientes aplica-se a quartos, escritórios, espaços de leitura, tudo para aproveitar melhor cada cantinho de casa.

É preciso atentar-se a cada integração de forma harmoniosa antes de planejar o ambiente. Isto é, os ambientes, apesar de dividirem o mesmo espaço, devem estar bem-dispostos. É importante considerar ainda a planta do imóvel e o aproveitamento do metro quadrado disponível.

Além disso, o uso de móveis planejados e um projeto arquitetônico podem aumentar ainda mais a harmonia do living. Elementos que separem cada ambiente como tapetes, sofás e quadros também são boas alternativas para trazer conforto e equilíbrio para o cômodo da casa.

Vantagens de um ambiente integrado

Entre as principais vantagens de um ambiente integrado em formato living é a convivência e socialização com a família e amigos. Isso porque, com o ambiente amplo é possível reunir pessoas na cozinha que tenham liberdade de se comunicar com quem está vendo televisão na sala, por exemplo, além de trazer leveza.

Além disso, esse tipo de ambiente promove a flexibilidade da planta. Assim, caso você mude de ideia, pode modificar os ambientes com maior facilidade, adicionando paredes, por exemplo. Geralmente, construtoras responsáveis pelo imóvel podem até mesmo entrar em acordo para a modificação da planta para tornar o espaço em living, dependendo da estrutura da residência.

Esse tipo de característica também pode ajudar na valorização do imóvel, já que a planta tende a atender grande parcela do mercado. O living também permite maior circulação pelos espaços, aumentando a flexibilidade de pessoas transitando por cada canto.

The Sun: empreendimento da EBM é aposta no conceito living

Com a proposta de ambientes integrados e amplos, o The Sun, empreendimento da EBM Desenvolvimento Imobiliário, pretende atender o público que procura harmonia entre cômodos de casa. O empreendimento, com planta de 445m², une sofisticação e conforto nas alturas. Além disso, o conceito living foi aplicado na sala de estar, unindo o ambiente com a sala de jantar e cozinha.

Em 2021, comemorando o seu aniversário de 40 anos, a EBM instalou um projeto elaborado pelas arquitetas Ana Maria Miller e Tainá Tôrres na CasaCor, amostra que une anualmente tendências de arquitetura e decoração em todo o país. O espaço era o living do The Sun, montado especialmente para a exposição, e serviu como uma amostra da proposta oferecida pela EBM em parceria com as arquitetas como projeto para o empreendimento. No evento, os visitantes puderam experimentar de perto o conceito living e estar pessoalmente em um ambiente completamente integrado.

Living The Sun para Casa Cor 2021

A proposta de Ana Maria Miller e Tainá Torres para o ambiente era entregar aconchego, priorizando um espaço que aumentasse o convívio da família, atendendo perfeitamente o conceito de living. Além disso, o ambiente foi pensado para atender as novas necessidades das pessoas no cenário de pandemia da Covid, onde a casa passou a representar ainda mais o refúgio e um ambiente seguro. Isso porque, o período em casa também aumentou ainda mais o contato entre os próprios membros da família.

Tendo isso em vista, as arquitetas também queriam transmitir com o projeto o ambiente que tivesse “cara de casa”, não somente um espaço encontrado em jornais e revistas. Nesse sentido, itens como poltronas, sofás, mesa de jantar, luminárias e todo o ambiente da sala de estar que se integra a cozinha foram pensados para repassar a sensação de estar em um lugar que moram pessoas reais.

Ainda no projeto de 2021, o ambiente seguia a mesma proposta elaborada pelas arquitetas, com detalhes em tons de verde, branco e muitos moveis em madeira. Itens como churrasqueira ecológica a carvão, que são entregues em cada unidade, também foram usados durante a execução do projeto. Além de diferenciais que seguem as tendências de arquitetura e construção, o empreendimento The Sun apresenta inúmeras vantagens. O empreendimento está localizado na Praça do Sol, no Setor Oeste, um dos mais tradicionais de Goiânia, próximo a serviços e conveniências que facilitam o dia a dia. O The Sun é o empreendimento mais espaçoso da região com 445m² e se difere dos demais ao proporcionar ainda mais privacidade e espaço aos clientes.

Aproveite para conhecer mais dos empreendimentos da EBM.

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo