Saiba o que é manutenção preventiva e a sua importância

Publicado em

9 fevereiro 2024

Tão importante quanto a aquisição do imóvel é o zelo para garantir sua durabilidade, assegurando, assim, o retorno do seu investimento. A manutenção preventiva desempenha um papel crucial na prevenção de problemas e custos. Recomenda-se a realização periódica, de uma a duas vezes por ano, demandando planejamento cuidadoso. A

Ao adotar essa prática, você promove não apenas a conservação física do imóvel, mas também o bem-estar dos moradores. Investir tempo e recursos contribui para a longevidade e valorização do seu investimento. Além disso, ao criar um plano de execução da prevenção, é possível identificar as áreas que demandam atenção, otimizando os esforços e garantindo a eficiência do cuidado. Portanto, ao dedicar atenção, você não apenas protege seu lar, mas também garante um ambiente seguro e valorizado a longo prazo.

Por onde começar a manutenção?

Para evitar gastos significativos e potenciais acidentes em seu imóvel, é recomendável antecipar-se aos problemas. Canos com infiltração e quadro elétrico instável devem receber atenção prioritária, uma vez que, sem manutenção adequada, podem resultar em altas despesas e riscos de acidentes. Ao antecipar-se, não apenas evita maiores problemas, mas também se reduz a probabilidade de despesas inesperadas.

Recomenda-se a criação de uma lista com cada ação a ser realizada, proporcionando um maior controle sobre as necessidades de manutenção. Ter uma lista de tarefas permite também o planejamento dos custos de mão de obra ou serviços especializados. Caso não possua conhecimento em reparos, é aconselhável a contratação de um profissional qualificado para realizar o trabalho. Optar por um especialista garante a execução adequada, evitando o risco de má execução.

Fique atento aos cuidados

É crucial estar atento a falhas recorrentes no quadro elétrico e hidráulico do seu imóvel. Apesar da durabilidade desses sistemas, fenômenos naturais como chuvas com tempestades podem contribuir para o desgaste dos equipamentos. Portanto, deve observar se há vazamentos nas tubulações de pias ou chuveiros. Um indicativo de problemas hidráulicos e de energia é estar atento a conta de consumo; afinal um aumento sem explicação pode ser resultado de vazamentos ou sobrecarga. Além da substituição do quadro de energia ou registros, impermeabilizar paredes tem um excelente efeito de economia a longo prazo.

Certifique-se de que as tomadas estejam funcionando normalmente, e verifique se não há faíscas ao utilizar plugs de carregadores e equipamentos elétricos. Avalie a limpeza de canos e tubulações internas e externas; se necessário, higienize calhas, caixas d’água ou outros reservatórios. Além de prevenir insetos, isso reduz as chances de acúmulo de água, evitando focos de dengue. Se o seu imóvel possui telhado, examine a qualidade das telhas após chuvas intensas ou ventos fortes e faça a troca, se necessário.

Não adie o prazo de manutenção do seu imóvel

Ao perceber qualquer irregularidade no seu imóvel, não adie a manutenção. Evite prejuízos futuros desnecessários. Embora isso gere um custo de prevenção, remediar enquanto o problema ainda é pequeno é a melhor solução para reduzir gastos a longo prazo. Além disso, prever o problema e programar a prevenção evita que ele se transforme em um acidente. Reparar pequenos danos também agrega valorização ao seu apartamento, se em algum momento você decidir negociá-lo.

Manutenções em limpezas podem ser feitas com maior frequência e, além de serem mais simples, não costumam demandar altas despesas. Por outro lado, manutenções elétricas e hidráulicas podem ser feitas por especialistas; por isso, programe-se financeiramente.

Veja também como se preparar para as obras.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail