Fatores que influenciam a aprovação do seu financiamento

A escolha pelo financiamento pode facilitar a aquisição de bens como imóveis e automóveis, já que permite maior tempo no prazo de pagamento. O parcelamento do fluxo de pagamento passa…

Pessoas assinando aprovação do financiamento

A escolha pelo financiamento pode facilitar a aquisição de bens como imóveis e automóveis, já que permite maior tempo no prazo de pagamento. O parcelamento do fluxo de pagamento passa por uma série de análises, elas são necessárias para entender a realidade financeira do comprador e o seu relacionamento com o banco. Dessa forma, durante o processo, a instituição financeira consegue prever inadimplências, por exemplo, além de levarem em consideração a renda, seu histórico, idade e outros fatores. Por isso, aspectos como esse podem influenciar diretamente na aprovação, ou não do seu financiamento.

Principais aspectos considerados durante a aprovação

Estar inadimplente

Se o cadastro estiver negativo com o SPC ou Serasa, é provável que a negociação não seja aprovada. Além disso, caso a pessoa seja casada pelos termos legais, as dívidas passam a ser de ambos. Isto é, se um dos cônjuges consta com o nome restrito, o outro passa a responder por suas dívidas também. Entende-se que a dívida pelo atraso de pagamento pode ser recorrente com novas compras, incluindo o financiamento. Assim, antes de aderir ao financiamento, verifique a situação do seu cadastro. Recomenda-se que as dívidas sejam pagas antes, tornando a aprovação mais assertiva.

Apresentar renda incompatível com o imóvel

A renda do cliente, além de compatível com o valor do imóvel, não pode comprometer-se integralmente pelo preço da compra. É comum que bancos estabeleçam faixas de valor para cada renda, assim, caso o salário não esteja dentro do valor estipulado na faixa, o financiamento é negado. Por isso, ao optar por algum bem de consumo, seja ele um imóvel ou qualquer outro item, faça a simulação do plano de pagamento e estabeleça um valor dentro do seu orçamento.

Possuir outro financiamento dificulta a aprovação de um novo financiamento

A aprovação de um segundo financiamento só é possível se a renda não se comprometer integralmente. As instituições financeiras entendem que a renda destina-se exclusivamente para a compra de bens, por isso, a compra não pode comprometer mais do que 30% dela. Neste caso, a aprovação de um segundo financiamento só acontece se o valor das novas parcelas somado ao primeiro financiamento não representarem metade do salário do cliente. Antes de escolher um novo financiamento, calcule todas as despesas de acordo com a renda, seja ela única ou composta por mais integrantes.

Ter histórico negativo por dívidas antigas

É bastante comum que clientes com histórico de dívidas em atraso, que estiveram com nome restrito em cadastros como o SPC, tenham maiores dificuldades durante o processo de aprovação em financiamentos, mesmo que a dívida já tenha sido paga. Para a aprovação são necessárias diversas análises financeiras, elas são responsáveis por constatar se o cliente possui boa relação de compra e está apto. Por isso, é interessante manter as contas em dia, sem atrasos. Isso porque, mesmo após a quitação de uma dívida, por menor que ela seja, permanece no histórico financeiro do cliente. Esse histórico pode ser medido pelo score e consultado facilmente pelo site ou aplicativo do Serasa. Além disso, para movimentar os pontos através do score você deve ter movimentações financeiras seguras, utilizar de forma responsável cartões de crédito, manter seu planejamento financeiro dentro da realidade do seu orçamento.

Atingir o limite de idade

Existe um limite de idade para que o cliente possa solicitar um financiamento. Utiliza-se o limite para assegurar a instituição financeira sobre o pagamento, assim, o prazo total do financiamento não pode ultrapassar os 80 anos do comprador. No entanto, a idade não é um fator crucial para a aprovação do financiamento. Analisa-se o método de pagamento e os valores, assim os anos de financiamento podem reduzir e as parcelas podem ajustar-se.

O que achou da leitura? Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais.

Voltar ao topo