Mercado imobiliário e investimento segue positivo em valorização

O investimento em imóveis segue sendo um dos mais seguros e assertivos. Pesquisas e tendências nacionais demonstram que o mercado segue com valorização equilibrada e deve permanecer dessa maneira pelos…

O investimento em imóveis segue sendo um dos mais seguros e assertivos. Pesquisas e tendências nacionais demonstram que o mercado segue com valorização equilibrada e deve permanecer dessa maneira pelos próximos meses. Assim, abre oportunidades para investidores garantirem as unidades que desejam, clientes escolherem uma nova residência e corretores trabalharem bastante.

Mercado se mantém aquecido desde 2021

O ano de 2022 foi considerado um dos melhores para o segmento imobiliário, com destaque para o crescimento das vendas e a oferta de incorporadoras. Além disso, as linhas de crédito e a aprovação dos financiamentos também aumentaram. Os imóveis prontos e usados não ficaram para trás na disputa de vendas, esse tipo de imóvel também subiu em negociações e fechamento de contrato. Esse crescimento aumentou a expectativa de que 2023 seguiria da mesma forma e deve se manter assim ao longo do segundo semestre. Apesar disso, muitos fatores entram em discussão quando se trata da oferta e da procura, o desejo de comprar não é o único aspecto a ser considerado, as taxas de juros e o facilitador do financiamento são decisivas para que a valorização se mantenha em evidência.

Dezembro de 2022 fechou o ano com valorização em 0,30%, segundo a FipeZap, esses dados mesmo com a alta da taxa Selic. Além da alta da valorização dos imóveis, o mercado imobiliário também gerou empregos e rendas atrativas para corretores, engenheiros e trabalhadores da construção civil no geral.

Perspectivas de valorização para Goiás e região Centro-Oeste

O mercado imobiliário goiano, assim como o nacional, se mantém, no geral, bastante positivo para negociações. A valorização tem se concentrado, principalmente, em regiões mais nobres da capital do estado. Segundo pesquisas levantadas pelo IBGE, cerca de metade dos imóveis em Goiânia são próprios, aumentando a procura pela compra. Essa alta na procura e na aquisição de imóveis próprios têm aumentado há dois anos, desde 2021, quando as taxas de juros e a facilidade de financiamento foram as maiores da história. Goiânia teve alta em quase 20% dos imóveis no fim de 2022, sendo uma das capitais mais valorizadas do país em relação ao mercado imobiliário.

Uma das regiões mais valorizadas em Goiânia, e que vem sendo destaque para o segmento, são as regiões dos setores Sul e Marista. Essas localizações contam com metro quadrado com valor médio entre R$8.000,00. Além disso, no último ano também foi possível prever a alta nos lançamentos na mesma região da cidade.

Acesse mais informações sobre o mercado imobiliário através do Fipezap.

Voltar ao topo