As 14 inovações tecnológicas do mercado imobiliário na pandemia

Meeting virtual, maquete interativa 3D e visitas virtuais estão entre as novidades disponíveis aos clientes. Na locação, cliente conta com delivery de chaves para visitar imóvel desejado As inovações tecnológicas…

Meeting virtual, maquete interativa 3D e visitas virtuais estão entre as novidades disponíveis aos clientes. Na locação, cliente conta com delivery de chaves para visitar imóvel desejado

As inovações tecnológicas ganharam proporções inimagináveis diante do isolamento social adotado para conter a pandemia de Covid-19. E no mercado imobiliário não foi diferente. Como alternativa para manter o atendimento e o contato com o cliente, o ritmo de vendas, de oferta de produtos e até mesmo dar continuidade às transações, a transformação digital alcançou diversas áreas, tornando o processo de aluguel, venda e compra de imóvel mais ágil e menos burocrático, com total segurança.

Meetings virtuais, geração e assinatura de contratos online, escritura de imóveis virtuais, visitas virtuais aos empreendimentos, realidade aumentada, imagens em 360º, QR Code, óculos 3D, atendimentos e treinamentos virtuais, mapas interativos, maquete interativa 3D, chatbot e aplicativos. Estas 14 novidades somam-se a outras já praticadas pelo meio, como delivery de chaves no aluguel, valorizando ainda mais a experiência do cliente no meio digital.

“A tecnologia se tornou uma grande aliada para uma rotina mais eficaz, com maior agilidade e conforto ao cliente”, sublinha o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk. Uma das ações neste sentido foi a realização, em julho deste ano, da 1ª Feira de Imóveis Virtual 2020. “Os clientes puderam escolher seus imóveis por meio de um portal, fazer a visita online ao imóvel, se desejassem, tirar dúvidas e realizar todo o trâmite pelo WhatsApp dos corretores, a qualquer momento”, explica.

Novas alternativas

Os apartamentos decorados continuam tendo fundamental importância para a tomada de decisão de compra do imóvel. Porém, antes de ir ao stand tomar a decisão, os clientes podem se utilizar de diversas ferramentas tecnológicas para sua análise. Os clientes podem fazer visitas on-line nos projetos decorados dos apartamentos. As companhias ainda conseguem usar recursos como vídeos e fotos de alta qualidade, além de visão 360° dos imóveis. “E o processo continua, com assinatura digital, envio de documentos por e-mail ou plataforma da empresa, tudo com muita segurança e mais agilidade”, observa Razuk.

Com essas ferramentas em mãos, somadas à redução da burocracia, quedas seguidas das taxas de juros, que alcançaram os menores índices da história e financiamentos mais facilitados, as vendas do mercado imobiliário aumentaram significativamente a partir do mês de junho. Com a taxa de juros menor, as parcelas ficam menores e mais pessoas têm condição de comprar imóveis. A compra pode ser feita de onde elas estiverem, na palma da mão, a um clique de distância, tudo facilitado e mais rápido. “Toda a jornada de compra do cliente pode acontecer de forma on-line, o que contribui inclusive para o distanciamento social nessa época de pandemia”, compara o presidente. “O cliente pode ir visitar o apartamento decorado apenas para vivenciar a experiência de entrar no seu futuro apartamento. Mas toda a análise anterior pode acontecer de forma online e, uma vez tomada a decisão de compra, o processo de formalização e assinatura de contrato também pode ocorrer toda de forma online”, complementa Fernando Razuk.

Tecnologia aliada

Uma das recentes novidades no mercado goiano é a maquete interativa em 3D, utilizada pelo grupo empreendedor composto por Somos Desenvolvimento Imobiliário, Partini Soluções Imobiliárias, Porto Belo Engenharia e a gestora financeira TG Core. A ferramenta facilita a apresentação do produto onde quer que o corretor esteja na hora da venda com o máximo de realidade para o público.

A maquete interativa 3D também possibilita sua apresentação sem a necessidade de deslocamento e ainda permite uma visualização ampla e detalhada. Enquanto uma maquete física traz materiais que remetem aos acabamentos, a maquete interativa apresenta materiais mais próximos do entregue, garantindo mais realismo para o empreendimento. “Outro ponto muito relevante é a possibilidade de ‘entrar’ nos ambientes e passear por eles, tanto pelos apartamentos quanto pelas áreas comuns, o que será possível por meio do 3D”, afirma o grupo empreendedor, que também investiu em treinamentos virtuais com o detalhamento de informações on-line, assim como a alternativa de tour 360º do decorado.

A novidade foi apresentada em meeting virtual aos corretores, que tiveram acesso a todas as informações sobre o empreendimento por meio de live no Youtube, como o decorado virtual, fotos em perspectiva do produto, materiais digitais e vídeos, além da ficha técnica. “É preciso apostar na modernidade. O uso da tecnologia acelera transações e encurta distâncias e gastos”, enfatiza Razuk.

A EBM Desenvolvimento Imobiliário sempre investiu em alternativas tecnológicas para inovar no contato com parceiros e clientes, como os tours virtuais de localização e nos decorados, aplicativo de informações e a assinatura digital de contratos, mesmo antes da pandemia. Pioneira, a incorporadora foi a primeira em Goiânia a realizar um meeting virtual para apresentar um lançamento, no mês de maio. Desde então, a EBM lançou mais três empreendimentos, entre Goiânia, Anápolis e interior de São Paulo, todos por meio do formato on-line. No mesmo período, a empresa ainda adotou os atendimentos por videoconferência, drive thru para retirada de informações e ainda realizou a primeira entrega de empreendimento no formato drive-in.

Internamente, visando a integração da equipe de maneira segura, a EBM implantou uma nova plataforma de vídeo e criou um espaço com estúdio de gravação, no qual os colaboradores podem gravar vídeos transmitidos para toda a empresa. “Momentos desafiadores, como o que estamos vivendo, também são grandes oportunidades para criarmos novas formas de nos relacionar e gerar boas experiências”, afirma Ademar Moura, gerente de marketing e comercial da EBM Desenvolvimento Imobiliário.

Aluguel

Além de construtoras e incorporadoras, é possível também perceber que muitas imobiliárias têm incrementado o uso de tecnologias para manter o contato com o cliente e dar andamento aos negócios iniciados antes da pandemia utilizado. Entre as novidades já implantadas e que foram consolidadas estão tour 360º, assinaturas digitais, envio de documento online, atendimentos via WhatsApp e até delivery de chaves para visitas. É o caso da Desenrola, plataforma online de aluguel e venda de imóveis que nasceu em Goiânia e hoje atua em Cuiabá (Mato Grosso) e na capital São Paulo, que viu crescer em 90% o volume de visitas aos imóveis após implantação dessa alternativa.

“A pandemia que consolidou, de fato, o nosso modelo de negócio. Nela confirmamos que, para atender o cliente, não é preciso mais seguir o modelo presencial. Claro que realizamos algumas adaptações para esse ‘novo normal’, como o delivery de chaves”, explica a gerente comercial Priscilla Leão.

Após agendar uma visita, o delivery vai até o imóvel, encontra com cliente na porta e entrega a chave para ele, que entra no imóvel sozinho, visita e, no final, devolve a chave ao delivery, que leva de volta à imobiliária. “É uma comodidade muito grande que o cliente tem. Antes, o processo era pegar a chave na imobiliária, às vezes algum colaborador precisava fazer esse acompanhamento, depois tinha que voltar para devolver. Era demorado”, comenta.

 A plataforma também potencializou a visita com o tour 360º e percebeu também um aumento do uso da ferramenta, com negócios fechados sem contato presencial. “O cliente fez a visita online e decidiu locar o imóvel. E ele nem precisou ir até a imobiliária. Como já realizamos, há bastante tempo, as assinaturas via Docusign, organizamos tudo pela internet e mandamos entregar a chave para ele no imóvel que alugou”, exemplifica.

Confira quais inovações vieram para ficar no mercado imobiliário:

  • Meetings virtuais
  • Geração e assinatura de contratos online
  • Visitas/tour virtual
  • Realidade aumentada
  • Busca otimizada
  • Imagens em 360º
  • QR Code
  • Óculos 3D
  • Atendimento virtual
  • Mapas interativos
  • Maquete interativa
  • Chatbot
  • Aplicativos de informação
  • Estúdio de vídeos
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