Natal: o encanto chega ao Espaço EBM

Publicado em

25 novembro 2022

Você conhece a origem do Natal e dos elementos que viraram um dos símbolos mais famosos dessa época de comemoração?

Origem da comemoração

O Natal é a data comemorativa que homenageia o nascimento de Jesus Cristo, o termo “Natal” se deriva do latim, onde “natalis” significa o nascer. O dia 25 de dezembro é apenas uma representação, pois não existe registro de que o nascimento de Cristo tenha sido nesse dia. Para o calendário cristão de comemorações, é uma das mais importantes, assim como a Páscoa, além de ser considerado feriado em todo o mundo. Apesar das raízes da religião, a data tem as mais variadas comemorações, mesmo que pagãs, sendo uma mistura de tradições. Ao longo dos anos, novos personagens surgiram como a árvore de Natal e o Papai Noel, que não têm ligação ao significado religioso. O dia 25 de dezembro começou a ser celebrado pelos romanos, quando Constantino decretou a data por comemorar o início da festa solar.

Como surgiram os símbolos que representam o Natal atualmente

A árvore, os presentes, o papai Noel, a ceia e outros elementos natalinos surgiram com o decorrer dos anos e as tradições de cada país em que é comemorado.

Papai Noel

O Papai Noel tornou-se um dos símbolos natalinos mais populares, é reconhecido pelo mundo pelas suas roupas vermelhas, gorro e trenó, além de suas renas. O personagem é inspirado no bispo São Nicolau, conhecido por deixar moedas nas chaminés como presente para os menos favorecidos. O Papai Noel se tornou tão famoso ao longo dos anos que é impossível vivenciar essa época do ano sem lembrar do bom velhinho.

Árvore de Natal

A árvore de Natal, assim como a representação do Papai Noel, é um símbolo quase que indispensável na decoração de muitos lares, brasileiros principalmente. Na antiguidade, muitas pessoas utilizavam as arvores decoradas para comemorar a chegada da temporada de inverno. Por isso, nesse caso, a arvore símbolo da data é o pinheiro, pois é uma das espécies mais resistentes em regiões mais frias, onde neva predominantemente durante o inverno. Ela é decorado próximo a comemoração e desmontada no Dia de Reis, 6 de janeiro, segundo o calendário cristão.

Ceia

O momento de ceia é, para muitos, um momento de confraternização entre os entes queridos e familiares. Por isso, representa a união. Sua origem iniciou na Europa, quando muitas casas deixavam sua porta aberta para compartilhar as refeições com viajantes. A tradição se mantém até os dias de hoje.

Natal Encantado EBM

Para celebrar uma das melhores épocas do ano, o Natal Encantado EBM traz para Goiânia e São Carlos, decoração iluminada e atrações especiais. O evento une a magia da data com o encanto das luzes. Com início em Goiânia no último sábado, dia 19 de novembro, no Espaço EBM, o projeto irá iluminar toda a Alameda Ricardo Paranhos, uma das vias mais conhecidas da capital goianiense até o dia 17 de dezembro, com uma programação especial a cada sábado.

A decoração de luzes da central de em Goiânia decorados possui cerca de 125 mil luzes de LED, que formam, além da cascata que cobre a fachada, elementos como a casinha do Papai Noel, seu trenó e renas. Todo o espaço está decorado externo e internamente, com cenários instagramáveis e atividades que acontecerão aos finais de semana. Além disso, o Natal Encantado também tem o objetivo de promover o bem, até a finalização do evento, no dia 17 de dezembro, arrecadará doações de materiais escolares, que serão o ingresso durante todos os dias de programação. Após o Natal, tudo que for recolhido será destinado ao Pilar Social, projeto que atende instituições de ensino. Em São Carlos, a programa acontece apenas no dia 26 de novembro, a partir das 19h, com o mesmo objetivo: fazer o bem.

Inscreva-se na nossa newsletter

Conheça a nossa política de privacidade.

Veja nosso blog

Descubra como Viver Assim

Quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário? Acompanhe nosso conteúdo sobre arquitetura, decoração, imóveis e os temas mais relevantes do cenário.

Inscreva-se na nossa newsletter

Converse com Vendas

Selecione uma das opções de contato

WhatsApp

Telefone

E-mail