Capacitar e desenvolver as habilidades dos colaboradores fazem parte das ações internas de ESG da EBM voltadas para a governança. Por isso, o programa Multiplicar e Construir promove o desenvolvimento profissional dos colaboradores que fazem parte do time de obras dos nossos canteiros. O projeto tem como objetivo qualificar os profissionais e possibilitar a evolução dentro do quadro de colaboradores da organização.
Como funciona o projeto de capacitação e desenvolvimento?
O projeto Multiplicar e Construir faz parte de uma das ações de desenvolvimento voltadas para o canteiro de obras, além dele, também existem outros programas para a capacitação e o apoio aos profissionais da construção, como o Programa Empreitada e o Indique e Ganhe.
Durante a capacitação dos colaboradores, eles são acompanhados pela área de Desenvolvimento Humano Organizacional e pelos engenheiros responsáveis da equipe que fazem parte. Para participar do projeto é necessário ser do grupo de produção. Além disso, o funcionário deve ser acompanhado de um mentor, um profissional do quadro de colaboradores com maior conhecimento. Isto é, neste caso, um profissional que possua a função de ajudante deve ser auxiliado por outro profissional cuja habilidade seja maior, como pedreiros, pintores, ou armadores, assim o ajudante poderá tornar-se pedreiro.
Ao final da formação do profissional, o mentor recebe uma bonificação pelo ensino ao colega de trabalho. Esse valor é destinado ao colaborador após a finalização de todo o programa, que dura, em média, 3 meses: 2 meses para a teoria e 1 para a prática da aprendizagem.
Para comemorar a finalização do projeto, realiza-se uma cerimônia de encerramento, com a entrega de um símbolo de reconhecimento para o colaborador que concluir sua formação com êxito. Além disso, o mentor recebe um cheque simbólico com o valor da bonificação por todo acompanhamento. O momento celebra o desempenho de todos os envolvidos e promove a integração da equipe.
Projeto promove expectativas e novas oportunidades

Marcos Vinícius é um dos colaboradores formados através do projeto Multiplicar e Construir, faz parte do time de obras do empreendimento The Sun, em Goiânia.
Marcos Vinícius, pedreiro em um dos canteiros em andamento na capital goiana, tem 21 anos e participou do programa de capacitação. O colaborador já possui dois anos no time de produção e fez parte do Multiplicar e Construir na obra do The Sun, no setor Oeste. Ao entrar para o quadro de funcionários, conseguiu visualizar novas oportunidades na profissão e o pertencimento no mercado de trabalho. Após o projeto, pretende seguir na área da construção civil, participar de outros programas internos que desenvolvem habilidades e tornar-se mestre de obras. Também destaca o desejo em ingressar na graduação para engenharia.
Incentivo ao desenvolvimento profissional no mercado de trabalho da construção civil
O projeto Multiplicar e Construir incentiva os colaboradores no processo de aprendizagem, tornando-os ainda mais aptos ao mercado da construção civil. Em pesquisas recentes, com projeção para 2023, o setor deve seguir em crescimento, logo, o aumento em oportunidades de trabalho. Segundo o CBIC, 2023 deve atingir cerca de 2,5% de crescimento. Além disso, esse crescimento pode ser percebido desde o segundo semestre de 2022, com alta na quantidade de canteiro de obras e novos lançamentos imobiliários pelo país. Os números seguem positivos, não só para o segmento imobiliário, mas para o mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, o desemprego caiu em 8,3%, uma das melhores taxas em quase 10 anos.
Quer conhecer nossos projetos e fazer parte do nosso time? Cadastre-se em nossos processos seletivos em aberto.