Financiamento e amortização: entenda o que é e como funciona

Você sabe o que é a amortização de um financiamento e como ele funciona? Adquirir o imóvel próprio, um carro, ou fazer qualquer investimento requer o planejamento do plano de…

Você sabe o que é a amortização de um financiamento e como ele funciona? Adquirir o imóvel próprio, um carro, ou fazer qualquer investimento requer o planejamento do plano de pagamento, por isso, muitas pessoas optam por financiar os bens. Amortizar um financiamento nada mais é do que adiantar as parcelas do plano de pagamento.

O que é amortização de um financiamento?

Amortizar significa reduzir as parcelas, de forma que o plano de pagamento se torne menor. Geralmente, um financiamento, seja ele imobiliário ou não, requer anos para ser quitado. Assim, ao amortizar, os anos de financiamento acabam sendo reduzidos e, muitas vezes, diminuem o valor dos juros, o que pode se tornar vantajoso se considerado a longo prazo.

Esse processo é muito comum em financiamentos imobiliários. E, apesar de popular, é necessário analisar as vantagens antes de recorrer a amortização. Isto é, nem sempre antecipar as parcelas significa receber desconto, ou, ainda sim, os descontos de juros podem tornar-se irrelevantes se considerados todos os custos, a rentabilidade, o tipo de aplicação ou se o dinheiro extra usado para amortizar o financiamento poderia ser aplicado a outra demanda do orçamento familiar.

A amortização pode ser muito vantajosa para quem pretende vender o imóvel, por exemplo. Colocar o imóvel a venda com as parcelas quitadas facilita a negociação. Além disso, para quem está com as dívidas apertadas, antecipar as parcelas pode desafogar o valor dos juros, diminuindo o tempo de pagamento.

Considerações antes de decidir amortizar seu financiamento

Antes de considerar amortizar seu financiamento, certifique-se que ele realmente será possível para o seu orçamento. Um financiamento exige outros gastos, como juros de obra, seguros, imprevistos com reforma e outros aspectos que influenciam diretamente o orçamento e podem não ser previstos a longo prazo. É importante entender o financiamento, saber quantas parcelas serão, quantas já foram pagas e o seu restante. Além disso, existem simuladores que podem calcular os valores a serem gastos durante o pagamento, muitas vezes, ele é fornecido pelo próprio banco, mas é possível encontrar alguns simuladores na internet.

Outro ponto importante é analisar a própria saúde financeira, os valores gastos com as despesas devem ser somados e, só assim, a amortização deve ser uma opção. Ao escolher por antecipar as parcelas, informe ao seu banco, as instituições financeiras podem ajudá-lo a escolher o melhor plano de pagamento que se encaixe com o seu orçamento.

Como funciona a amortização de um financiamento imobiliário?

O pagamento usando a amortização pode ser feita de duas formas. O cliente pode optar por pagar as parcelas dentro do prazo e manter o plano de pagamento sem multas ou juros. Além disso, ainda pode escolher pagar a parcela correspondente ao mês e adiantar a última do financiamento. A segunda modalidade é muito comum, dependendo do plano de pagamento do financiamento é possível receber descontos consideráveis.

No entanto, antes de recorrer a amortização das parcelas do financiamento, é preciso estar atento ao contrato da negociação do imóvel. Pode ser interessante estar amparado sempre pelo seu corretor antes de decidir amortizar o fluxo de pagamento.

Vantagens da amortização

Menos juros e taxas

Ao escolher por amortizar o seu financiamento, seja ele de qualquer bem, você pode pagar ainda menos taxas e juros. Isso porque, muitas vezes o plano de pagamento oferecido pelo seu banco oferta desconto sobre os encargos.

Redução dos anos de pagamento do financiamento

Um das principais vantagens da amortização é a redução do tempo de financiamento. Assim, um plano de pagamento que levaria de 20 a 30 anos, pode ser diminuído e quitado em menos tempo do que o planejado em contrato.

Diminuição do saldo devedor

Além da diminuição do valor das parcelas, com os descontos de taxas e juros, amortizar o financiamento reduz o saldo devedor. Isto é, a dívida total do financiamento acaba diminuindo ao antecipar o pagamento.

Lembre-se, antes de escolher por amortizar as parcelas do seu financiamento, avise o seu corretor, junto a você, ele poderá auxiliar a tomada de decisão mais assertiva para o seu orçamento e realidade financeira.

Gostou da leitura? Confira também dicas especiais para comprar seu apartamento na planta.

Voltar ao topo