Decoração do banheiro: tendências trazem mais aconchego e bem-estar ao ambiente

Para além do banho, elementos e recursos decorativos podem garantir mais conforto e relaxamento ao espaço no lar que mais está ligado a intimidade e autocuidado A nossa relação com…

Banho

Para além do banho, elementos e recursos decorativos podem garantir mais conforto e relaxamento ao espaço no lar que mais está ligado a intimidade e autocuidado

A nossa relação com o lar e seus espaços mudou completamente ao longo do último ano e a pandemia. Novas prioridades se mostraram imediatas e essenciais. Um novo modus operandi precisou se formar no que diz respeito a viver e sentir nossas casas. Talvez o ambiente que melhor traduza intimidade, autocuidado e privacidade – principalmente para aqueles que não vivem sozinhos –, o banheiro adquiriu um status de bem-estar ainda mais imprescindível para a rotina diária. E algumas tendências que se fortaleceram principalmente ao longo desse período podem tornar o ambiente ainda mais acolhedor e convidativo.

O casal de arquitetos André Brandão e Márcia Varizo aponta que o banheiro deve ser o ambiente mais legal da casa. “Afinal, é a primeira coisa que você vê todos os dias pela manhã”, conjecturam. A arquiteta Ana Maria Miller afirma que o banheiro ganhou sua importância. “Ele deixou de ser só o banheiro, como se não fosse importante antes. Principalmente com a pandemia, as pessoas querem caprichar em tudo em suas casas, inclusive nos banheiros”, conjectura.

Revestimentos

Miller afirma que um dos elementos que estão em destaque hoje são os revestimentos. “Não basta usar piso branco e parede branca, hoje em dia os revestimentos têm identidade, são leves e elegantes. Principalmente para o banheiro, os efeitos geométricos e de profundidade são recursos que aquecem o espaço, dão mais calor humano”, conceitua ela, que explica que a tendência está presente nos banheiros dos decorados da Linha Wish, da EBM Desenvolvimento Imobiliário e da Cyrella.  ´

Varizo e Brandão ainda complementam que essa proposta visual e sensorial dos revestimentos também deve ser prática do ponto de vista de usabilidade. “O revestimento em madeira teca, por exemplo, garante toda a identidade com o dinamismo que ele agrega e responde bem à umidade”, explicam. O item foi utilizado pela dupla de arquitetos no banheiro do decorado 360 Oeste, da EBM. “Nas áreas molhadas, utilizamos um porcelanato acetinado em tons de bege para compor com a madeira. É possível sair do óbvio, sem perder o clássico e o aconchego”, acrescentam.

Design e espelhos

No projeto de banheiro desenvolvido por Ana Maria Miller e Tainá Torres para o The Sun, empreendimento da incorporadora no Setor Oeste, ela conta que a ideia era garantir amplitude e dar destaque para um elemento que está ligado ao relaxamento: a banheira. “Usamos uma banheira em rocha vulcânica, que quando recebe a água, a mantém aquecida. E além de promover esse banho de imersão, ela funciona como uma espécie de escultura”, explica. Ao redor, materiais claros, como revestimentos que se assemelham a pedras naturais, como mármores, que segundo ela são elementos que garantem um visual bonito e incentiva o toque com o seu relevo. 

Ela também menciona os espelhos com perfis, usados para arrematar o tom de leveza do projeto. Ela explica que um espelho de fora a fora amplia o espaço. “Espelho desde o início da parede até o box do chuveiro é um truque que amplia bastante o banheiro. Ele pode ser iluminado ou não, assim como o espelho amplo, um armário superior com espelho garante mais espaço ao cômodo”, ela comenta que é um recurso que foi utilizado no decorado do empreendimento Wish Aeroporto, da EBM. A arquiteta também enfatiza que espelhos com molduras delicadas e formatos geométricos trazem uma conotação mais pessoal para a decoração.

Cores e iluminação

André e Márcia ainda afirmam que assim como os objetos de decoração, as cores fazem muita diferença no banheiro. “Tons que lembrem natureza, como bege, marrom, verde, terracota, rosas mais nudes, amarelo ocre ou azuis mais acinzentados, trazem certa sutileza, uma sensação de leveza ao espaço”, afirma, mencionando o banheiro do decorado do empreendimento Wish Parque Faber, projetado pela dupla. “Nós passamos por uma época em que os banheiros foram muito neutros. As pessoas, muitas vezes, apostam no neutro para não enjoar. Mas nós achamos que o que enjoa é a monotonia. Então, você tem como utilizar cor sem ser cansativo, só é preciso ter harmonia”, concluem. Nesse sentido, Ana Maria chama a atenção para a iluminação do espaço. “É muito ter importante uma luz agradável para o banho e também na pia, para momentos de se arrumar, como fazer a barba ou a maquiagem. Temos buscado iluminação frontal e superior para essa área”, explica.

Elementos atemporais

E, ao falar em tendências, é preciso lembrar da atemporalidade. André e Márcia enfatizam que quando se fala em aconchego, a madeira é um dos itens mais importantes. “Aconchego é tudo aquilo que traz calor humano, acolhimento. Ele sempre está ligado à sensação de natureza, de um espaço que abraça. Então, todos os materiais naturais são nossos aliados para deixar um banheiro mais aconchegante”, conceituam. Eles listam, além da madeira, as pedras mais foscas ou brutas, assim como a presença de plantas são recursos que não envelhecem e têm o poder de agregar mais suavidade, conforto e beleza ao banheiro. “Eu gosto muito da presença do verde no banheiro, ela traz mais aconchego para o espaço. Caso a pessoa não tenha muito tempo para se dedicar ao cuidado com as plantas, é viável o uso de suculentas, que exigem menos cuidado e pouca água”, acrescenta Ana Maria.

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo