Sustentabilidade e a sua importância para a construção civil

Indispensável para todos os âmbitos, a preocupação com o meio-ambiente deve ser pauta para empresas de todos os segmentos. Além considerar-se uma tendência mundial, principalmente, sobre os pilares de ESG.…

Indispensável para todos os âmbitos, a preocupação com o meio-ambiente deve ser pauta para empresas de todos os segmentos. Além considerar-se uma tendência mundial, principalmente, sobre os pilares de ESG. Por isso, o ramo da construção civil se mantém como um dos segmentos de produção com maior relevância quando se trata de impactos ambientais e sustentabilidade. Ademais, práticas com foco no cuidado e manutenção da natureza destacam-se no mercado competitivo, além de contribuir com a preservação do futuro ambiental para outras gerações. Essas ações devem ser incorporadas antes do processo de construção e levadas até o fim das obras. Assim, seu impacto também medir-se ao longo de toda a execução do projeto, viabilizando a redução dos seus efeitos.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Apesar dos conceitos vastos e suas variações, a sustentabilidade pode ser entendida como um conjunto de ações que se comprometem com o meio-ambiente de forma responsável e consciente. Além disso, garante que haja equilíbrio entre sociedade e natureza. Ademais, os conceitos de sustentabilidade podem ser definidos em algumas categorias como econômica, ambiental e social.

Ambiental

As práticas de sustentabilidade ambiental podem ser observadas no dia a dia, desde grandes incorporações, às rotinas comuns. Entende-se como ações de sustentabilidade ambiental o uso dos recursos de forma que eles não se esgotem para as gerações futuras. Por isso, essas atividades podem ser simples, inseridas em macros e micro contextos. Assim, ações como a diminuição de desmatamento, poluição de ecossistemas até a separação do lixo doméstico, reciclagem e redução de consumo de itens poluentes favorecem a sustentabilidade ambiental.

Social

As ações de sustentabilidade social têm foco nas melhorias diárias para a sociedade, isto é, promover atividades que aumentem a qualidade de vida. Entre essas ações estão o acesso a cuidados com a saúde e a educação. Além disso, práticas como ações sem lucro, conhecidas como ações sociais e projetos desenvolvidos por ONGs, são consideradas práticas de sustentabilidade social.

Econômica e empresarial

Esse tipo de conceito está alinhado a organizações empresariais, atrelada, principalmente, a receita, aos seus custos, valores e responsabilidades. Essas ações devem manter-se a longo prazo, de forma que a permanência da organização no mercado gere, além de lucro, investimento para a sociedade como um todo. Assim, os incentivos a programas que colaboram com os conceitos de sustentabilidade são bem-vindos e bem-vistos, não somente pelo mercado competitivo, mas por quem consome os produtos ou serviços dessas organizações.

Importância de práticas conscientes de sustentabilidade para a construção civil

Grandes indústrias tendem a impactar o meio ambiente em grande escala. Por isso, o segmento da construção civil tem se preocupado cada vez mais em reduzir os danos causados pelo seu avanço. Dessa form, ações e estratégias são indispensáveis a cada execução de um novo projeto. Essas estratégias colaboram para definir como resíduos serão descartados ou reaproveitados, como os recursos serão explorados e devolvidos para a natureza e à sociedade, entre outras.

As práticas conscientes vão além de grandes estratégias, pequenas ações podem gerar, quando somadas, feitos excelente. Além disso, também são importantes para atender as demandas da sociedade e de quem consome seu produto. Cada vez mais as pessoas têm se preocupado em melhorar os hábitos cotidianos que podem tornar-se prejudiciais a longo prazo. Por isso, há uma crescente em observar famílias adotando rotinas mais naturais, com consciência de consumo, em relação ao uso dos recursos naturais. Essas atitudes podem ser observadas até mesmo em hábitos alimentares, valorização de produtos orgânicos, uso de menos plástico ou materiais que demoram anos para serem absorvidos pela natureza entre muitos outros costumes.

Existem diversas vantagens ao adotar medidas de sustentabilidade na construção civil. Entre elas observa-se a redução de custos ocasionada pelo planejamento e otimização de processos internos. Além disso, existem incentivos fiscais que colaboram para o bom desempenho dessas estratégias. Cuidados simples, como as escolhas de luz, projeto de paisagismo, controle térmico e outros, também são relevantes na entrega final do produto, além de colaborarem com práticas sustentáveis.

Gostou da leitura? Veja também quais os itens de sustentabilidade valorizam seu imóvel.

Voltar ao topo