Dia mundial do doador de sangue

Dia 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. Além…

Dia 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. Além disso, seu foco é propagar a necessidade de contribuir com a comunidade em prol da saúde e aumentar a disponibilidade de doadores de sangue de forma segura para realizar as transfusões.

Instituiu-se o Dia Mundial do Doador de Sangue em 2005, pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, celebra-se também o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro.

Por que doar sangue?

Doar sangue é um ato solidário, um único doador pode ajudar até 4 pessoas com 450ml. A doação pode ser direcionada para pessoas que passaram por cirurgias, sofreram traumas ou outras situações em que perderam quantidade considerável de liquido sanguíneo e necessitam de rápida reposição para sobreviver. Além de salvar vidas, a doação é segura. Existem inúmeros postos de recebimento, todos passam por rigorosos controles sanitários, além disso, é necessário estar ciente dos critérios estabelecidos Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os itens de uso médico para a realização da transfusão, como agulhas e seringas, são esterilizados antes do procedimento e descartados logo em seguida.

Para realizar a doação de sangue e garantir que não existe nenhuma doença transmissível através da corrente sanguínea, realizam-se testes laboratoriais com o doador, com eles é possível não só identificar possíveis doenças, como reconhecer o tipo sanguíneo. Dessa forma, é possível analisar se o sangue pode ser utilizado para o direcionamento aos pacientes que precisam de reposição. Todos esses critérios para a doação garantem que ela será segura para o doador e para quem recebe a doação.

A doação não prejudica o organismo do doador. Isso porque, o sangue é reposto pelo organismo em torno de 24h após o procedimento. Além disso, durante a coleta, retira-se apenas 450ml, cerca de 8% do valor total da composição sanguínea de um individuo saudável.

Principais dúvidas e recomendações para a doação de sangue

Existem inúmeros postos de coleta sanguínea, para realizar a doação é muito simples. Antes do procedimento, o recomendado é que o doador se alimente, mas não faça a ingestão de comidas gordurosas ou pesadas. Além disso, o doador deve ter descansado e estar disposto no momento do procedimento. Para realizar a doação, também é necessário ter acima de 50kg e, preferencialmente, ter atingido a maior idade. Doadores com 16 e 17 anos podem realizar o procedimento, desde que acompanhado dos responsáveis legais.

O doador deve seguir algumas recomendações como evitar ingerir bebida alcoólica pelo menos 12h antes do procedimento, além de não estar gripado ou resfriado no dia da doação. Também deve aguardar 30 dias após positivar para covid-19 ou ter tomado vacinas. Indivíduos com hepatite, AIDS, HIV, doença de chagas, entre outras transmitidas através da corrente sanguínea, não podem realizar doações sanguíneas.

As pessoas que desejarem doar sangue mais de uma vez ao ano devem respeitar o espaço entre uma doação e outra. Para homens, o intervalo é de 2 meses, enquanto para mulheres o intervalo entre uma doação e outra é de 3 meses.

Onde realizar a doação em Goiânia?

Para fazer a doação de sangue, basta direcionar-se para o banco sanguíneo da sua cidade. Em Goiânia, nossa maior regional, existem bancos de sangue por toda cidade. Realize sua doação, confira os postos que separamos:

Confira a lista completa de hemocentros pelo Brasil através do site oficial do Ministério da Saúde, entre outras informações importantes, e vá ao mais próximo à você para fazer a sua doação.

Doar sangue salva vidas, seja um doador.

Voltar ao topo