Últimas inovações no mercado da construção civil

As inovações tecnológicas têm chegado ao mercado da construção civil. Os novos avanços nesse cenário tendem a facilitar ainda mais o trabalho do setor, destacando-se diante da concorrência. Além disso,…

As inovações tecnológicas têm chegado ao mercado da construção civil. Os novos avanços nesse cenário tendem a facilitar ainda mais o trabalho do setor, destacando-se diante da concorrência. Além disso, investir em novas tecnologias permite aumentar o lucro, reduzir os custos de produção e desenvolver projetos imobiliários inovadores.

Tendências e inovações no último ano no setor de construção

Algumas tecnologias têm sido adotadas com maior frequência desde 2023, e algumas delas já proporcionam vantagens para as empresas adeptas. Um exemplo de tecnologia que vem ganhando destaque e uso crescente são os drones e a realidade virtual.

Drones

Ótimos aliados para o acompanhamento de obras, também podem ser utilizados para geoprocessamento e mapeamento. Além disso, os drones são capazes de fornecer dados precisos, reduzir o tempo de análise, economizar mão de obra e aumentar a eficiência de maneira geral.

Realidade virtual

A realidade virtual tem proporcionado a profissionais e clientes a oportunidade de acessar projetos em formato virtual, incluindo projeções em 3D e outras dimensões. Essa tecnologia é amplamente utilizada para imergir as pessoas nos ambientes projetados, permitindo visualizar com detalhes as diferentes etapas das obras e o design do projeto.

Bioconcreto

Criado para substituir o concreto convencional, o bioconcreto foi desenvolvido para reduzir o impacto ambiental, uma vez que o concreto comum emite gases prejudiciais à natureza durante sua produção. Além de ter um menor impacto ambiental, o bioconcreto também é capaz de se regenerar, reduzindo o nível de rachaduras e aumentando a qualidade dos empreendimentos que o utilizam. Esse tipo de inovação tem sido adotado em países como Holanda e Equador.

Tijolo ecológico

Assim como o bioconcreto, a utilização de tijolos ecológicos na construção civil está aumentando, tornando-se referência em sustentabilidade. Alguns desses itens podem ser encontrados no mercado, fabricados a partir de materiais recicláveis, principalmente o plástico. Ao contrário dos tijolos convencionais, que passam por queima ao longo de um período extenso, os tijolos ecológicos passam por um processo de queima reduzido. A queima desse tipo de material diminui a emissão de gases, resultando em menor impacto ambiental. Além disso, têm se mostrado uma excelente opção de substituição devido à durabilidade e eficiência em construções.

Cidades planejadas ou inteligentes

Empreendimentos planejados para serem cidades estão tomando conta do setor imobiliário. É cada vez mais comum se deparar com bairros e cidades planejadas. Esses projetos são desenvolvidos com toda infraestrutura necessária para que os moradores tenham maior comodidade e qualidade de vida.

Oportunidades e desafios para aplicar inovações no mercado

As inovações recentes têm ampliado as oportunidades no setor da construção civil; no entanto, ainda existem desafios. Algumas dessas inovações e tendências ainda estão em fase de teste e podem demorar a serem implementadas no Brasil, enquanto outras têm conquistado espaço e apresentado resultados positivos. Além de contribuir para o lucro, essas inovações também desempenham um papel significativo na promoção da sustentabilidade. É notável que muitas delas têm o objetivo de reduzir o impacto ambiental, pauta mundialmente relevante nos últimos anos.

A tecnologia promete também reduzir custos a longo prazo, mas exige investimento. Isso ocorre porque, além do capital necessário para adquirir essas tecnologias, algumas demandam mão de obra qualificada e pesquisas frequentes para serem implementadas com sucesso. No entanto, a sua aplicação pode representar um diferencial diante da concorrência. Este é também um cenário propício para investir em atualizações, uma vez que o setor da construção civil tem se mostrado cada vez mais rentável, apresentando crescimento positivo desde o fim da pandemia global.

Leia também sobre a tendência de cores atemporais para a decoração.

Voltar ao topo