Art Déco: a arquitetura predominante da capital goiana

Goiânia pode ser considerada referência do estilo arquitetônico Art Déco, mas você sabe o que isso significa? Quais as características desse estilo? Esse estilo artístico surgiu na Europa, por volta…

Goiânia pode ser considerada referência do estilo arquitetônico Art Déco, mas você sabe o que isso significa?

Quais as características desse estilo?

Esse estilo artístico surgiu na Europa, por volta dos anos 20, até chegar ao Brasil algumas décadas depois. As referências da Art Déco foram aplicadas na arquitetura, nas artes plásticas, no design e até mesmo na música. Além disso, o movimento pode ser identificado com facilidade, seus traços são marcantes e remetem ao luxo e a tradição europeia. Em 1925, ficou conhecido mundialmente após exposição em Paris, na França, mas com o termo original “Arts Décoratifs”. No inicio da Art Déco, utilizava-se os materiais mais nobres com frequência para transmitir a luxuosidade e sofisticação, por isso, era comum a aplicação de marfim, pedras preciosas, prata e dourado nos itens desse estilo.

Além dessas características, também é possível observar o design abstrato quanto às formas, o uso das cores que são predominantemente neutras e, ao mesmo tempo, sóbrias. Ademais, as linhas geométricas, que tendem ao curvilíneo, também foram bastante utilizadas na arquitetura, por exemplo. O estilo artístico também teve forte influência do Art Noveau e, embora sejam semelhantes, o segundo foi regido pela mensagem política.

Art Déco e a arquitetura mundial

As formas verticais são marcantes para a arquitetura que segue o estilo Art Déco. Além isso, é possível perceber a aplicação do concreto armado, retângulos, quadrados e ornamentos rebuscados que trazem personalidade à prédios e construções desse movimento artístico. Cores neutras, principalmente os tons de branco e bege, são encontradas com facilidade em prédios e fachadas opulentes. Um exemplo bastante conhecido para o estilo artístico desse tipo de construção é a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, muitos prédios são desse período e carregam entre seus traços a influencia dos anos 20. O Empire State Building, um dos arranha-céus mais famosos da cidade americana, é representante do estilo Déco.

Empire State Building. Fonte: Shutterstock

No Brasil, cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia possuem grande quantidade de construções nesse estilo, enquanto o Rio de Janeiro é a capital do Art Déco na América Latina. Um dos exemplares mais famosos é o Cristo Redentor, localizado no topo da mata atlântica carioca, a mais de 700 metros acima do nível do mar. Além disso, o monumento possui mais de 30 metros de altura e é feito de concreto armado, considerado também como uma das sete maravilhas do mundo.

Construções goianas no estilo Art Déco

O engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima foi o responsável pelo projeto de grande parte das construções goianas. Para as obras, ele inspirou-se, principalmente, no movimento de Art Déco que transmitia a ideia de futuro e modernidade, sem deixar de lado o luxo e a elegância para a capital. Referências como Oscar Niemeyer também fizeram parte de seu repertório profissional. Grande parte dessas construções estão localizadas no centro da cidade, como a Praça Cívica, onde encontram-se o Palácio das Esmeraldas, o Coreto e o Museu Zoroastro Artiaga. Além disso, a Torre do Relógio e o Grande Hotel são bastante conhecidos pelos goianos e representam o movimento Art Déco na capital.

O que achou de conhecer um pouco mais da arquitetura goiana e suas referências? Acompanhe nosso blog.

Voltar ao topo